Notícias | Economia | Política | Turismo | Sergipe | Brasil | Polícia | Entretenimento  
 
Sergipe
       
 
31/10/2013 07:28:57
Governo e Unicef lançam o Selo Unicef Município Aprovado

O Selo é um reconhecimento internacional conquistado por municípios do Semiárido por seus esforços na melhoria da qualidade de vida da infância e adolescência

Foi lançado nesta quarta-feira, 30, em Aracaju, o Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016. O evento promovido pelo Unicef, acontece em parceria com o Governo do Estado de Sergipe.

O Selo é um reconhecimento internacional conquistado por municípios do Semiárido por seus esforços na melhoria da qualidade de vida da infância e adolescência. Participaram do evento prefeitos do semiárido sergipano, além de representantes da sociedade civil organizada, do setor privado e lideranças adolescentes.

“Desde o dia oito de outubro estamos convidando os prefeitos de Sergipe a participar da quarta edição do selo. As inscrições estão abertas até o dia 14 de novembro. Nesta nova etapa, nós, do Unicef esperamos poder contribuir para consolidar os resultados já obtidos pelas prefeituras que participaram das primeiras edições do selo aqui na região”, destacou Antonella Scolamiero, representante adjunta do Unicef no Brasil.

A secretária adjunta de Estado da Inclusão Social, Maria Luci Silva, representou o governador em exercício, Jackson Barreto. “Trago um abraço fraterno da secretária Eliane Aquino, que luta ativamente pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes do nosso Estado. Para o Governo de Sergipe, política pública para criança e adolescente é prioridade absoluta, por isso estamos sempre dispostos a caminhar com o Unicef e ajudar a transformar a realidade dos jovens que estão em situação de vulnerabilidade”

Luci acrescentou ainda que “Para que essa mudança seja, de fato, efetivada contamos com o apoio dos municípios e de outras pastas tão importantes como Educação, Saúde, Esporte. Assim, fortaleceremos cada vez mais o trabalho realizado em beneficio das crianças”.

A coordenadora do Unicef para os Estados da Bahia e Sergipe, Helena Oliveira, apresentou as estratégias do selo para os municípios. “O selo é uma iniciativa de promoção da melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes que vivem no semiárido. Essa é a principal motivação do Unicef, ou seja, olhar para as crianças que estão em situação de maior vulnerabilidade social, priorizar esse público e constituir parcerias  com os Governos e sociedade civil para melhorar essa situação”, destacou.

O prefeito de Cumbe, Marcelo Morais, representou os outros municípios no evento. “O Selo Unicef é um desafio e um grande incentivo para nós, gestores. Já temos a nossa responsabilidade com as crianças e adolescentes dos nossos municípios, fazendo com que invistamos em ações e políticas para esse público. O Selo mostra que as ações obrigatórias dos gestores estão sendo executadas”.

A metodologia do UNICEF contempla ações de comunicação para o desenvolvimento e de mobilização social; treinamento de atores locais para que apoiem o fortalecimento das políticas públicas; monitoramento de indicadores sociais; avaliação do desempenho e certificação dos municípios que alcançam os melhores resultados.

O secretário de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Eduardo Oliva, também participou do evento. “O UNICEF tem o papel de incentivar o município a desenvolver políticas públicas para crianças e adolescentes. Esse é o momento em que os gestores possuem a possibilidade de fazer seus municípios crescerem, e dessa forma, articular mais políticas para as crianças e adolescentes”.

Pacto do Semiárido

A secretária Maria Luci apresentou o documento assinado pelo Governador em Exercício Jackson Barreto firmando o ‘Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido’, juntando-se ao Governo Federal e aos governadores de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.

Inscrições

As inscrições para o Selo Unicef  podem ser feitas pelos prefeitos até o dia 14 de novembro, por meio da assinatura do Termo de Adesão, disponível no site www.selounicef.org.br, e do envio do documento para o Centro Dom José Brandão de Castro – CDJBC, organização não governamental parceira do UNICEF na implementação do Selo em Sergipe (Rua Rondônia 616, Siqueira Campos – Aracaju/SE - 49075-290).

O novo ciclo do Selo UNICEF Município Aprovado no Semiárido será realizado com o apoio da Petrobras, Fundação Telefônica, Coelce e Cemar.

Presenças

Ainda participaram do evento, Luiz Roberto Dantas, gerente de Comunicação da Petrobras em Sergipe, Karina Sposato, representante da Universidade Tiradentes, Joilda Aquino, assessora educacional do Centro Dom José Brandão de Castro, Valdiosmar Vieira, presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social e Igor Vitor Souza Batista, adolescente do município de Lagarto.

Ascom ASN

 
PUBLICIDADE
 
Canal do youtube
 
PUBLICIDADE
 
 
 
 
 
Notícias
Economia
Política
Turismo
Sergipe
Brasil
Polícia
Política e Cotidiano
Plenário Brayner
Politizando
Entretenimento
   
 

FaxAju © - Todos os direitos reservados 2013 Contato Comerciai: +55 79 3022.1701 - 9935.1904  / plenario.com@faxaju.com.br
Redação: faxaju@faxaju.com.br
Endereço: Rua Urquiza Leal, 15, Sala 8 - Bairro Salgado Filho