Notícias | Economia | Política | Turismo | Sergipe | Brasil | Polícia | Entretenimento  
 
Sergipe
       
 
16/12/2013 14:28:14
Agricultor​es de Canindé visitam produção orgânica em Perímetro

No último dia 10, irrigantes do Perímetro Irrigado Califórnia, de Canindé de São Francisco, administrado pela Companhia de Desenvolvimento e Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), visitaram outro perímetro irrigado da Empresa, o Piauí, que fica em Lagarto. A viagem teve a intenção de conhecer os métodos aplicados na agricultura orgânica irrigada, um dos diferenciais do polo da Companhia no Centro-Sul Sergipano. O lote escolhido para ser visitado foi o do agricultor João Pacheco que foi pioneiro na agricultura orgânica.

Sob a orientação do técnico agrícola e servidor da Cohidro, Tito Reis, os quatro agricultores do Califórnia, puderam acompanhar a forma como é feita a adubação com métodos agroecológicos e a maneira como ocorre a irrigação. O objetivo da visita, segundo Tito Reis, é poder levar essas práticas para Canindé com o intuito de criar unidades produtivas totalmente livres da utilização de agrotóxicos no Perímetro. “Na verdade eles já são produtores de orgânicos, porém faltava um acompanhamento técnico que pudesse orientar esses agricultores especificamente para a agricultura agroecológica, acompanhando o manejo. Com a minha chegada e me juntando a toda equipe, acredito que teremos um maior potencial na produção livre de agrotóxicos em Canindé,” explicou.

Tito Reis ainda pontua que a visita técnica tem como meta colher informações e adquirir mais experiências com os produtores de Lagarto, que já tem bastante conhecimento em produções orgânicas, abrindo um canal para troca de informações e novas ideias, entre os produtores dos dois perímetros. Informações úteis e práticas, a exemplo da melhor forma de plantar, como utilizar os recursos orgânicos em suas plantações, para que possam ser aplicados também em Canindé.

Para o agricultor Pedro Barros da Silva, o mais interessante foi a forma como é feito o substrato do solo no Perímetro de Lagarto. “Aqui peguei uma experiência quanto ao substrato do solo. Achei a técnica muito interessante. Aqui se enterra o ‘mato’ para usá-lo como adubo. A forma como faço o substrato do solo é diferente e pretendo levar essa prática utilizada aqui. Gostei muito da forma de irrigação através do gotejamento”, detalhou Pedro. 

A produtora Quitéria Santos Araújo reforça a importância do acompanhamento técnico que os irrigantes do Califórnia terão a partir de agora. “A terra aqui é muito boa, fácil de trabalhar. Lá em Canindé a terra não é muito boa, pois é muito seca. A forma como se faz o canteiro aqui irá me ajudar muito nisso. Eu já fazia de um modo parecido, mas não havia um acompanhamento. Agora teremos um técnico que vai nos auxiliar no manejo das plantações orgânicas. Mas com as técnicas de plantio e o modo de irrigação que aprendemos a fazer, aqui tenho certeza que irá melhorar a nossa situação”.

O Presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, destacou que são mais de 12 anos de incentivo ao cultivo de orgânicos no Perímetro Piauí e acredita ser muito válida a iniciativa de fazer este intercâmbio entre as regiões produtoras. “Foi assim que tudo começou em Lagarto, quando a Companhia se empenhou em levar agricultores assistidos a participarem de palestras e eventos sobre a agroecológica, em Aracaju e Neópolis. Essa iniciativa, somada à assistência técnica e os recursos hídricos necessários para irrigação, fez surgirem as primeiras tentativas de produzir alimentos livres de agrotóxicos no Município. Lá foi também um pequeno grupo que se arriscou no começo e logo outros viram que era possível e se engajaram na ideia”, contou.

O gerente do Perímetro Califórnia, Joaquim Ribeiro dos Santos, ressalta que a iniciativa da visita partiu dos irrigantes de Canindé.  “Esses agricultores estão muito engajados em excluir o agrotóxico de vez de suas plantações, eles que pediram para vir até Lagarto conhecer as práticas aplicadas aqui. O lote de seu João Pacheco é um exemplo de que a plantação orgânica dá certo, então por isso trouxemos estes agricultores aqui. Espero que tenham aprendido bastante as formas de manejo da agricultura orgânica em geral”, pontuou, acrescentando que a chegada de um técnico no Califórnia será de grande importância.

A gerente do perímetro irrigado Piauí, Gilvanete Teixeira, acredita que o mais importante seja a troca de experiência entre os agricultores das duas Regiões. “Foi uma honra recebê-los aqui. Essa visita foi um aprendizado para todos os agricultores e acredito vamos ter um crescimento na parte orgânica lá em Canindé. Espero que cada agricultor obtenha sucesso nessa nova empreitada e espero que, em breve, nós possamos enviar alguns dos nossos agricultores daqui para lá. É certo que eles também podem nos ensinar algo. Será uma troca de saberes”.

Da assessoria  

 
PUBLICIDADE
 
Canal do youtube
 
PUBLICIDADE
 
 
 
 
Notícias
Economia
Política
Turismo
Sergipe
Brasil
Polícia
Política e Cotidiano
Plenário Brayner
Politizando
Entretenimento
   
 

FaxAju © - Todos os direitos reservados 2013 Contato Comerciai: +55 79 3022.1701 - 9935.1904  / plenario.com@faxaju.com.br
Redação: faxaju@faxaju.com.br
Endereço: Rua Urquiza Leal, 15, Sala 8 - Bairro Salgado Filho