Notícias | Economia | Política | Turismo | Sergipe | Brasil | Polícia | Entretenimento  
 
Economia
       
 
21/3/2014 14:08:57
Sertão Empreendedor é apresentado aos técnicos sergipanos

Projeto coordenado pelo Sebrae e Senar Nacional é direcionado para o produtor rural do semiárido.

A equipe da Unidade de Agronegócio do Sebrae Sergipe e técnicos do Senar Sergipe tiveram oportunidade de participar de uma apresentação sobre o Sertão Empreendedor, fruto de uma parceria entre a CNA / Senar e Sebrae.

O projeto, iniciado na Bahia e depois na Paraíba, tem como meta atingir 25% dos municípios localizados na região do Semiárido, beneficiando 20 produtores rurais por município.  O Sertão Empreendedor foi apresentado aos sergipanos pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Paraíba e presidente da Federação da Agricultura da Paraíba, Mario Borba, e pelo técnico do Senar Nacional, Joaci Medeiros, coordenador técnico do projeto.

Segundo Mario Borba, os dois principais pilares são viabilizar que o produtor rural tenha acesso à tecnologia e promover uma mudança de comportamento no homem do campo. “Como o semiárido possui um bioma de caatinga, as chuvas são irregulares. Tem ano que chove muito e outros que são bem secos. A proposta é estimular o  produtor rural a ser mais proativo, preparando-se tecnicamente para os períodos de longa estiagem. Na Paraíba já vem sendo desenvolvido o projeto piloto, beneficiando seis municípios, mas a partir desse ano a meta é chegar a 40 municípios do semiárido paraibano”, explica.

Já Joaci Medeiros, do Senar Nacional, fez questão de destacar a importância da parceria com o Sebrae Nacional, que acreditou no projeto. “O Sebrae é um grande parceiro, juntos as duas instituições poderão levar ainda mais capacitação e conhecimento para o homem do campo. O objetivo é despertar o produtor para uma nova postura de convivência com o semiárido, se prevenir para o período de seca, e não ficar simplesmente esperando a chuva cair”, alerta.

A apresentação foi aprovada pelos diretores do Sebrae Sergipe, Lauro Vasconcelos, superintendente e Emanoel Sobral, diretor técnico. “Acreditamos que toda ação que leve conhecimento para o homem do campo é bem vinda, vem para somar. Vamos sentar com o superintendente do Senar Sergipe, Denio Augusto Leite, e debater qual a melhor maneira de formatar o projeto. A proposta é enviar para a aprovação do Sebrae Nacional redondo e bem estruturado, para que possamos começar atuar o mais rápido possível”, destaca Emanoel Sobral. 

Sertão Empreendedor

A seleção dos municípios e das pessoas que irão participar do projeto é feita em parceria com os Sindicatos de Produtores Rurais locais. A principal exigência é a adesão espontânea do homem do campo e total comprometimento com as capacitações que serão realizadas. Os três principais focos de ação são viabilizar assistência técnica com a formação de um técnico de campo por município que irá prestar assessoria para 20 produtores locais, implantar Unidades de Referências com efeito multiplicador e promover a mudança comportamental.    

Por: Bruno Leonel

 
PUBLICIDADE
 
Canal do youtube
 
PUBLICIDADE
 
 
 
 
Notícias
Economia
Política
Turismo
Sergipe
Brasil
Polícia
Política e Cotidiano
Plenário Brayner
Politizando
Entretenimento
   
 

FaxAju © - Todos os direitos reservados 2013 Contato Comerciai: +55 79 3022.1701 - 9935.1904  / plenario.com@faxaju.com.br
Redação: faxaju@faxaju.com.br
Endereço: Rua Urquiza Leal, 15, Sala 8 - Bairro Salgado Filho