01/02/16 - 20:16:38

Projeto patrocinado pela Petrobras desenvolve ações para a agricultura familiar

Com o patrocínio do Petrobras Socioambiental, o projeto Biodigestor: Alternativa Viável para Agricultura Familiar inaugurou, na última sexta, dia 29, a cozinha da Associação de Mulheres “Resgatando Sua História”, no povoado Lagoa da Volta, Porto da Folha (alto sertão sergipano). O projeto visa melhorar a vida das famílias atendidas para a convivência com o semiárido, através de implantação tecnologias  sociais alternativas.

Coordenado pelo Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC), o projeto Biogestor desenvolve ações que beneficiam 80 famílias agricultoras residentes em assentamentos da reforma agrária e de comunidades de agricultura familiar ou tradicionais, como indígenas e quilombolas, nos municípios de Porto da Folha, Poço Redondo, Gararu, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória.

A Associação de Mulheres Resgatando Sua História foi contemplada pelo projeto por ter um grande potencial produtivo e ser um suporte para diversas ações territoriais, auxiliando no processo de beneficiamento e comercialização de alimentos. O biodigestor proporciona a geração de renda e ganhos ambientais com a reutilização de esterco bovino para a produção de biogás, emitindo uma menor quantidade de gás metano (CH4) na atmosfera.

O biogás é o produto principal que propicia condições de realizar o cozimento de alimentos para consumo dos membros da família, bem como o beneficiamento de produtos culinários para comercialização, ampliando a renda familiar. As famílias dispõem ainda de biofertilizante como subproduto do processo, para utilizar no cultivo agroecológico de vegetais.

Programa Petrobras Socioambiental

Por meio do Programa Petrobras Socioambiental: Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, a Petrobras investe em projetos de todo o país, com foco nas linhas de atuação: Produção Inclusiva e Sustentável, Biodiversidade e Sociodiversidade, Direitos da Criança e do Adolescente, Florestas e Clima, Educação, Água e Esporte.

Crédito Foto : CDJBC

Gerência de Comunicação Interna e Imprensa / Comunicação e Marcas