18/02/16 - 13:52:08

CRAS: cursos terão noções de educação financeira e empreendedorismo (Foto: Ascom Semfas)

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), reuniu as coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da capital sergipana para apresentar as novas ações que serão promovidas nas unidades em 2016 com foco na geração de renda e no empreendedorismo. A reunião aconteceu no auditório do Centro Administrativo Aloísio Campos, na tarde da última quarta-feira, 17.

Segundo a diretora de formação profissional da Fundat, Maria Socorro de Melo, a reunião teve o objetivo de mediar as ações para o início dos cursos e oficinas que ocorrerão nos Centros de Referência. Em 2016, os cursos de geração de renda contarão no projeto pedagógico com noções de educação financeira e empreendedorismo, sugestão da secretária municipal da família e da assistência social, Maria do Carmo Alves.

“Vamos acrescentar aos cursos que fazem parte do segmento de gastronomia e cultura e design um momento onde o cidadão possa aprender noções de educação financeira e empreendedora. Eles aprenderão a produzir, mas também a vender. Além disso, também estamos trabalhando para trazer mais cursos para a população jovem e para os idosos”, ressalta a diretora.

Durante a reunião, a coordenadora de Proteção Social Básica da Semfas, Meilane Alves, enalteceu a inserção de noções de empreendedorismo no plano pedagógico e destacou a importância de reunir as coordenadoras dos Centros de Referências para esclarecer possíveis dúvidas acerca dos novos cursos e oficinas que serão implementados nas unidades.  “Os cursos são planejados com antecedência, a partir de demandas de cada comunidade e relatórios produzidos pelas coordenadoras. O objetivo é levar ao CRAS cursos que a comunidade precisa e se identifica. Em 2016, a chegada de oficinas de empreendedorismo para os cursos de geração de renda é essencial para que o aluno já saia com orientações sobre o mercado e noções de educação financeira, ao receber seu certificado”, afirma.

Desde o dia 1º de fevereiro, foram abertas as inscrições para os cursos livres que serão disponibilizados nos CRAS da capital sergipana. No total, estão disponíveis 330 vagas para as 16 turmas ofertadas. Corte e escova, técnicas em bolsas finas, bolos e tortas, telemarketing, técnicas em bonecas de pano, material reciclado e culinária vegetariana são alguns dos cursos que estão com inscrições abertas.

Confira aqui a programação dos cursos e os requisitos para realizar a inscrição.

Da assessoria