10/04/16 - 12:46:37

Prefeitura de Aracaju intensifica limpeza de canais (Foto: Ascom Emsurb)

Trabalhando para prevenir eventuais problemas de enchentes no período chuvoso, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem realizando inúmeras ações de limpeza nos canais que cortam a capital. Nesta sexta-feira, 8, os fiscais registraram a atuação dos agentes de limpeza em três áreas importantes: Médici, Almirante Tamandaré (proximidades do loteamento Vitória Régia) e Nova Liberdade.

“O prefeito João Alves Filho solicitou que a Emsurb se empenhasse em antecipar a limpeza dos canais da capital para evitar as enchentes no período do inverno. Assim, a Diretoria de Operações da Emsurb já vem cumprindo um cronograma em toda a nossa cidade, trabalhando com afinco na desobstrução dos canais, principalmente os mais importantes para o escoamento de água”, explicou o presidente da Emsurb, João Paulo Sobral Bispo.

No conjunto Médici, todo o canal que circunda o local está recebendo manutenção. Através de sistema mecanizado, toda a sujeira sedimentada vem sendo removida em caçambas. “Nossa intenção é realizar todo esse trabalho ao longo do canal retirando o lixo e a terra que ficaram acumulados no fundo do canal. Esta ação levará alguns dias para ser concluída, pois demanda detalhamento do processo. Esperamos tirar tudo o que possa interromper o fluxo da água, permitindo assim que durante as chuvas o canal possa escoar naturalmente o que passar por ele”, disse o diretor Operacional da Emsurb, Guilherme Souza.

No canal que divide o conjunto Almirante Tamandaré e Loteamento Vitória Régia (Zona Norte de Aracaju), o trabalho já começou há alguns meses. Com o uso barragem móvel, os agentes de limpeza retiram todo o líquido (de uma determinada parte do canal) e recolhem os desejos sólidos, liberando em seguida o fluxo da água. Para o comerciante, Olímpio Vieira, essa prevenção traz uma maior tranquilidade para os moradores da região. “Aqui onde tenho meu comércio só vi o canal transbordar uma vez, mas na parte baixa, as pessoas sempre ficam apreensivas quando chove forte. Com a limpeza ficamos mais sossegados, pois as águas seguirão sem impedimentos”, frisou.

Já no loteamento Nova Liberdade, também localizado na Zona Norte da capital, a limpeza do canal está sendo feita manualmente, mas de forma intensa. “Nossos agentes de limpeza estão empenhados em promover a limpeza total deste canal, não deixando matos nem dejetos dentro. Nosso trabalho começou e se estenderá pelos próximos dias, até que a limpeza esteja concluída”, informou Guilherme.

Outras ações

Paralelamente à manutenção dos canais, a Emsurb continua realizando as limpezas das ruas e avenidas, além de normalizar a coleta nos bairros aracajuanos. Na avenida Rio de Janeiro (imediações da Desembargador Maynard), por exemplo, a sexta-feira foi de trabalho cuidadoso e gradativo. “Enviamos as equipes de agentes de limpeza para roçarem o mato e recolherem o lixo acumulado ao longo da linha do trem, limpando também as laterais de toda a avenida, não deixando nenhum lixo acumulado”, finalizou o diretor operacional.