Aracaju, 29 de março de 2024

Maria do Carmo visita lavadeiras do bairro 18 do Forte em Aracaju (Foto: Ascom/Semfas)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
MARIACARMO

A secretária municipal da Família e da Assistência Social, Maria do Carmo Alves, visitou a Associação das Lavadeiras de Sergipe, localizada no bairro 18 de Forte, na tarde desta segunda-feira, 11. O grupo, atualmente, faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Risoleta Neves, unidade da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas).

Segundo a associada Hilda Resende, apesar de não exercerem mais o ofício, cerca de sessenta mulheres fazem parte da associação das lavadeiras. “Já temos 48 anos de história. Hoje nos reunimos semanalmente para manter os vínculos e a amizade, mas também ensinamos as que chegam a lavar e passar. Contamos com o apoio da Prefeitura de Aracaju que nos contempla com uma equipe de assistente social, psicóloga e educador físico”, ressalta Hilda.

Durante a visita, a secretária Maria do Carmo relembrou a história do grupo, através de registros fotográficos, e destacou a importância da união do grupo mesmo depois de tantos anos. “A figura da lavadeira faz parte da história de nossa cidade. Hoje, temos aqui mulheres que se empenharam em um ofício tão importante, lutaram juntas e permanecem unidas e amigas. A Prefeitura é parceira desse grupo que faz parte do nosso serviço de convivência”, afirma Maria do Carmo.

Atualmente, a Semfas conta com grupos de convivência nos quinze Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Aracaju. O Serviço engloba grupos de mulheres, idosos, crianças e adolescentes e tem como objetivo fortalecer os vínculos familiares, potencializando a família e a comunidade no processo de proteção social.

Ascom AAN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também