Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

MENORES DE IDADE SIM, INOCENTES NÃO, ESCREVE POLICIAL

 

O problemas sociais e criminais causados por menores de dezoito anos, estão ultrapassando os limites da tolerância.

No último sábado, gangs compostas por adolescentes causaram momentos de terror em um shopping de Aracaju, foram violentos e desrespeitosos com outros frequentadores do local.

Não busco aqui, culpar pai e mãe pela falta de educação e respeito, que esses adolescentes tratam as pessoas e o ambiente que frequentam. Porém é preciso tomar alguma providência para que possamos dar melhor encaminhamento a esses menores, Mas não inocentes.

Esses garotos que estão longe de serem aqueles adolescentes da minha época, que brincavam de bola de gude e jogavam futebol nos campos de várzeas, sabem muito bem o que fazem.

Garotos com acesso aos instrumentos de entretenimento mais modernos que existem, que usam roupas de marca e celulares de última geração.

Acredito que falta para eles, o limite da impunidade. A legislação em vigor que versa sobre o menor de dezoito anos, incentiva os seus atos ilícitos.

Por que um garoto de dezesseis anos de idade, pode votar para eleger o Presidente da República, demonstrando assim uma capacidade de discernimento peculiar a de um cidadão maior de idade, e não pode responder por crimes que por ventura venham a praticar?

O ECA tem que sofrer mudanças urgentes,  não dá para aceitar que adolescentes, continuem a roubar, matar, estuprar e ficarem impunes.

Não me venham com essa estória de medida sócio educativa, porque eles na maioria das vezes nem ficam tempo suficiente para se submeterem a esse programa.

Quando me provarem cientificamente que um menor de dezessete anos de idade, estupra por inocência, eu mudo minha maneira de pensar.

Para finalizar eu pergunto, quando um menor mata outro menor, o ECA defende o quê? O direito à vida, do que morreu, ou a inocência de quem matou?

Por: Edgard Menezes ( cidadão brasileiro )

Leia também