Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Sema e comunidade discutem reestruturação do Museu (Foto: Ascom/Sema)

MUSEU

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), através da Diretoria de Controle Ambiental, a Guarda Municipal, a Fundat e a Empresa de Serviços Urbanos (Emsurb) reuniram-se com representantes da Associação dos Moradores e Produção e Desenvolvimento Social e Cultural de Aracaju (Amprodesc) e a Associação dos Moradores dos Ex-Palafitas do bairro Coroa do Meio  na noite desta segunda-feira, 11, para discutirem o processo de reestruturação do Centro de Educação Ambiental Manoel Bonfim Ribeiro, mais conhecido como Museu do Mangue.

A reunião aconteceu no estacionamento do Museu e contou também com a comunidade que pretende estabelecer no local uma feira de artesanato e de alimentação. O assunto principal da reunião girou em torno da necessidade de se criar um sistema de segurança para o local, a fim de dar início às reformas do Museu. Os representantes da comunidade pediram ações mais impactantes para dar segurança tanto aos moradores como para os visitantes.

Segundo o diretor geral da Guarda Municipal, José Enilson Aragão,  os problemas de segurança do local exigem uma ação conjunta com a Polícia Militar e uma reestruturação do espaço para que a Guarda Municipal possa exercer suas funções a contento.

Já o diretor de Controle Ambiental da Sema, José Rosa Felipe, disse aos moradores que a secretaria já disponibilizou o espaço para a realização da feira e que parte do material para a reforma já foi comprado, mas esta só poderá acontecer com uma garantia da colaboração da comunidade de que vão cuidar do patrimônio público. “Esta será a terceira reforma desde a inauguração do espaço. É preciso garantir a segurança do patrimônio público. A comunidade também precisa fiscalizar o bem que é de todos”, declarou o diretor.

Também foi abordada a necessidade de qualificação dos feirantes, através de cursos fornecidos pela Fundat, que foram acordados em reuniões anteriores com a presidente da Fundat, Glaucia Guerra. Também serão oferecidos outros cursos para a comunidade, de acordo com o projeto das Associações de moradores.

O diretor da Sema, José Rosa, destacou a necessidade dos feirantes buscarem a regularização junto ao órgão e à Emsurb para iniciarem suas atividades no local. Representantes dos órgãos e da comunidade finalizaram a reunião de ontem acordando uma nova reunião, na sede da Sema, para discutirem a reforma e reestruturação do espaço.

Ascom Sema

Leia também