Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

CRESCE 0 NÚMERO DE CRIANÇAS EXPLORADAS, DIZ VEREADOR

Por: Eliz Moura

“Apelo à dona Maria do Carmo, uma pessoa tida como sensível às questões sociais, para que retire estas crianças das ruas, retorne as suas casas, inclua em creches e escolas. Mas não permita que esta exposição à mendicância permaneça em nossa cidade”. O apelo foi feito pelo líder do PSB/SE, vereador Bertulino Menezes, em pronunciamento durante o pequeno expediente, na Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta quarta-feira (13/04).

“Se esta situação permanecer, vou precisar acionar a Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE para as devidas providências”, informou o vereador, em seu terceiro apelo por atenção às crianças somente no ano 2016. Vários outros pronunciamentos foram feitos chamando  a atenção da Prefeitura de Aracaju para com as crianças no ano de 2015.

Acolhimento – Bertulino pede que a secretaria Municipal de Ação Social da Prefeitura de Aracaju providencie o recolhimento de crianças e recém-nascidos das ruas, dando-lhes condições de moradia, assistência em creches e escolas, evitando que elas fiquem expostas à violência urbana, aos abusos de exploradores financeiros e/ou sexuais, risco de acidentes de trânsito, proliferação de doenças, além da exposição continuada ao sol e às chuvas.

Crescimento – Ele também pediu a interferência do líder do prefeito na CMA, vereador Ivaldo José, para que sensibilize a administração municipal para crescimento do número de menores desassistidos que estão sendo explorados para a mendicância nas ruas, avenidas, semáforos e rótulas de grande fluxo de veículos e pessoas.  “É visível o crescimento do número de crianças nas ruas. A partir de agora, vou apontar para que não haja a justificativa de quem a administração não as viu”, explicou, pedindo uma ação conjunta entre a secretaria de Ação Social e a Guarda Municipal de Aracaju para as imediações dos grandes centros de compras, a exemplo do Shopping Jardins.

Dignidade – Bertulino pleiteia atenção da secretaria Municipal de Ação Social, – com a participação da GMA – , inibindo a ação de adultos que exploram menores objetivando auferir vantagem financeira ou exploração sexual diariamente. “Peço que tire essas crianças das ruas, leve de volta para as suas casas e promova uma assistência para que elas tenham direito a uma vida com dignidade”, pediu o vereador.

Leia também