Aracaju, 13 de maio de 2024
Search

EXAME DE ULTRA-SOM PARA BOVINOS CHEGA AO ESTADO DE SERGIPE

Sergipe recebe na próxima sexta, 15 de abril, pela primeira vez, uma visita técnica para avaliação de carcaça de bovinos de corte por meio de ultrassonografia. A ação pioneira no Estado acontece em Japaratuba, na fazenda Mangabeira, e será conduzida pela Drª Liliane Suguisawa, zootecnista e professora de ultrassonografia de carcaça e carne pela UNOESTE em Presidente Prudente e da FAZU em Uberaba.

Universitários de veterinária e zootecnia acompanharão essa oportunidade ímpar de embasamento técnico a partir da experiência da Drª Liliane Suguisawa, referência nacional neste setor. “Em Sergipe, o procedimento esclarecerá diferenças entre a produção de carne commodities e de carne eficiente e com qualidade, demonstrando de maneira simples e prática que o uso da tecnologia de ultrassonografia permite identificar os animais (genética) para o atendimento da meta estadual, multiplicá-los e com isto produzir em curto tempo, produção de carne comercial de valor agregado (maciez)”, afirma Suguisawa.

A ultrassonografia em bovinos começou nos EUA em 1990 e chegou aos laboratórios das universidades brasileiras cinco anos depois. O uso do aparelho, apesar de ter custo mais elevado do que a tradicional inspeção por palpação, garante um diagnóstico mais confiável e rápido. Este procedimento contribui para a valorização da carcaça vendida nos frigoríficos, visto que o mercado consumidor é muito exigente em relação à qualidade e procedência da carne. Enquanto alguns priorizam o maior teor de gordura, outros preferem carnes mais magras. As características da carcaça que podem ser medidas por ultra-sonografia são: espessura de gordura subcutânea ou de cobertura (EGS), área do olho do lombo (AOL), espessura de gordura da garupa e gordura intramuscular ou marmoreio (MAR).

Fonte: Assessoria

Leia também