Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Prefeitura de Socorro discute com produtores fornecimento de alimentos (Foto: Assessoria)

SOCORRO

Prefeitura discute com produtores rurais sobre o fornecimento de alimentos para a merenda escolar

Na manhã desta quarta-feira, 13, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria da Agricultura e Pesca, promoveu uma reunião com produtores rurais a fim de discutir sobre a chamada pública para o fornecimento de alimentos para a merenda escolar no Município. O encontro ocorreu no prédio da secretaria, localizado no Porto Grande.

A reunião contou com a presença do secretário da Agricultura e Pesca, Carlos Valério; de agricultores rurais de diversas localidades do Município, entre elas Lavandeira, Bita, Quissamã. Tabocas, Oiteiros, Palestina, Calumby, Porto Grande, Taiçoca e Povoado Boa Nova, além de representantes da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – Emdagro – e de cooperativas de Canindé do São Francisco e Moita Bonita – Copac e Coperaves, respectivamente.

O secretário Carlos Valério falou da importância do encontro com os agricultores. “O nosso objetivo principal é o fortalecimento da agricultura familiar em nosso Município, onde os beneficiários serão todos os produtores rurais pertencentes ao Programa Nacional de Agricultura Familiar – Pronaf. Isso por meio da geração de renda e fechando toda a cadeia produtiva através do fornecimento de alimentos da horticultura orgânica e convencional para a merenda escolar da rede municipal”, explicou.

Crédito e cooperativa

Na ocasião, o representante da Emdagro também conversou com os produtores e explicou que vai intermediar o fornecimento de novas DAP’S (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e regularizar as já existentes. Por meio desse documento, a Secretaria da Agricultura intermediará, junto às instituições financeiras, a possibilidade do fornecimento de crédito a esses produtores. Não apenas para o fornecimento de alimentos para a merenda escolar, mas para todos os projetos que serão desenvolvidos.

Já os representantes das cooperativas de Canindé do São Francisco e de Moita Bonita explicaram sobre o passo a passo para a criação de uma cooperativa, que já é um desejo antigo dos agricultores de Nossa Senhora do Socorro. Atualmente, o Município possui mais de 200 produtores rurais que integram o Sindicato Rural de Socorro. O secretário Carlos Valério finalizou o encontro destacando que a secretaria está empenhada em oferecer todo o suporte necessário para que os agricultores consigam fundar a cooperativa no Município.

Ascom ANS

Leia também