Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Saúde Mental é tema de palestra promovida pelo Cerest na Embrapa (Foto: Ascom SMS)

SAUDE

Na manhã desta quarta-feira, 13, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou uma palestra para colaboradores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com o tema “Saúde mental e trabalho”, a psicóloga Karla Patrícia Barbosa, e a assistente social Conceição Balbino, levaram orientações sobre como evitar o stress no trabalho. O encontro contou ainda com a participação do Grupo Cones de Teatro, da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que abordou a importância da conduta responsável no trânsito. A atividade faz parte da “Semana de Qualidade de Vida”, evento promovido pela Embrapa para levar ações de saúde aos funcionários.

A psicóloga Karla Patrícia Barbosa destacou que estas ações fazem parte da rotina do Cerest e que a abordagem da palestra de hoje levou em consideração a quantidade de profissionais que apresentam sintomas de estresse no trabalho. “A partir dessa demanda, organizamos estratégias que atendam as necessidades do trabalhador. Essa iniciativa é uma das ferramentas desenvolvidas pelo Protocolo de Agravos à Saúde Mental, que é responsável por analisar os agravos relacionados ao trabalho”, pontuou.

A analista do setor de gestão de pessoas da Embrapa, Aline Mendonça, afirmou que as parcerias firmadas entre a instituição e secretarias fortalecem as ações de promoção à saúde desenvolvidas na empresa. “Hoje contamos com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju, responsável por trazer diversos esclarecimentos aos nossos profissionais. Essa ação conjunta leva qualidade de vida aos nossos colaboradores que também são usuários de serviços de saúde. Nesse caso, os resultados são positivos para todos”, ressaltou.

Para a assistente administrativa Aparecida de Oliveira, a palestra foi bastante produtiva. “Tenho muitos colegas que reclamam de stress, muitas vezes causado por relacionamentos pessoais e até mesmo pelo próprio trabalho. Sendo assim, essa foi uma ótima oportunidade para  aprender a minimizar e evitar esse problema em nossas vida”, afirmou.

Ascom SMS

Leia também