Aracaju, 29 de março de 2024

EMEF DIOMEDES SANTOS REALIZA 1º VOO DO PROJETO DE ROBÓTICA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

“É tão real que dá até vontade de ficar pequenininha só para poder pilotar”. Foi dessa forma, que na Orla da Praia de Atalaia, na manhã desta quinta-feira, 14, a aluna Isabele Lilian dos Santos, de 10 anos, descreveu a sensação que estava sentindo ao ver os aviõezinhos voando e fazendo acrobacias na exibição inaugural dos aeromodelos do projeto de robótica da EMEF Diomedes Santos Silva, que fica no bairro Santa Maria.

Idealizador e coordenador do projeto, o professor Marcelo dos Santos explica que a sua iniciativa tem por objetivo principal cooperar para que haja um desenvolvimento pleno das faculdades inteligentes das crianças e adolescentes alunos, visto que o trabalho de robótica para montar os aeromodelos é feito dentro da escola, o que promove, consequentemente, ciência e tecnologia.

“Nosso intuito também é, através dessas ações, estimular os alunos a ler, escrever, desenvolver bem as operações matemáticas, bem como, noções teóricas e práticas de elétrica, de mecânica e de programação da aviação de maneira geral”, enfatizou o professor, acrescentando que, quem sabe, futuramente surjam entre os alunos talentos que sigam alguma carreira relacionada.

O evento e o próprio projeto contou com a participação do instrutor paraibano Pedro Honório da Silva, que parabenizou a iniciativa do professor Marcelo dos Santos, porque ocupa o tempo dos alunos numa atividade que exige muito raciocínio para construir as pequenas aeronaves. E o melhor, o aeromodelismo desperta o interesse e a memória das crianças.

Alunos ficam encantados com os voos

A aluna Isabele Lilian, que ficou maravilhada com os aeromodelos e disse que dava até vontade de pilotar devido o realismo dos aviões voando, afirmou também que ficou impressionada em ver as aeronaves voando alto e fazendo manobras razantes, igual ao que é visto quando os pilotos de verdade se exibem.

Sua colega, Vitória Lima da Silva, de 10 anos, disse que até o barulhinho dos aviões era semelhante ao motor dos aviões de verdade. “É muito interessante e legal, observar esses aeromodelos voando e saber que a gente acompanhou com o professor Marcelo e o instrutor Pedro Honório a construção de cada um deles. É muito gratificante”, avaliou.

Iniciativa é aprovada por técnicos

O projeto chamou, inclusive, a atenção da Secretaria de Estado da Educação (SEED), que foi representada na exibição das aeronaves na Orla da Atalaia, por Danival Falcão, da Coordenação do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Ele disse que conheceu a iniciativa do professor Marcelo dos Santos numa apresentação que ele fez por fotos e vídeos numa Assembleia Geral.

“Achei muito interessante e me comprometi a vim assistir essa primeira exibição dos voos dos aeromodelismo. Esse projeto é um reforço escolar, que tira essas crianças da situação de vulnerabilidade porque o tempo fora da sala de aula está sendo ocupada com uma atividade prazeirosa para elas e que dá satisfação e pexa pelo raciocínio lógico. A gente pode ver a alegria dos alunos ao ver os aviões que montaram voando”, concluiu.

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Antônio Porto Neto, também esteve presente a exibição dos voos dos aeromodelos e classificou a iniciativa do professor Marcelo dos Santos, no que diz respeito ao trabalho dele, ter muito sucesso nas demais unidades de ensino da rede, visto que é pensamento da Semed estender a robótica nas escolas.

“Precisamos incentivar este tipo de projeto, por isso, a Semed será uma facilitadora, mas para isso precisamos de parceria e de outros professores que vistam a camisa como faz o professor Marcelo. Por isso mesmo, a DTI já de algum tempo vem apoiando o professor que não só continue com seu maravilhoso trabalho de robótica, mas que o mesmo possa chegar a outras unidades, dando oportunidade de tirar os alunos da rua ficando eles mais tempo nos laboratórios das escolas”, concluiu.

Fonte: Assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também