Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

MAIS CINCO MUNICÍPIOS ADEREM AO PROJETO CASAS DA JUVENTUDE

zzzzzzzzzENTREG

Seidh também entrega 75 impressoras aos Conselhos Municipais de Assistência

Mais cinco municípios sergipanos aderiram ao projeto Casa da Juventude na quarta-feira, 13, em solenidade realizada na Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh). O evento marcou a assinatura do termo e a entrega simbólica de certificados aos nove municípios beneficiados pelo Projeto Talk, desenvolvido em parceria com a Associação Internacional de Estudantes em Ciências Econômicas e Empresariais (AIESEC), para o estudo de línguas.

Ao todo, já são oito as Casas da Juventude em funcionamento em todo o estado [Aracaju, Boquim, Indiaroba, Japaratuba, Maruim, São Domingos, Tomar do Geru e Umbaúba]. Os novos municípios que passarão a contar com o equipamento, viabilizado através da Coordenadoria Especial da Juventude (CEJUV) da Seidh, serão Estância, Japaratuba, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro e Pinhão. Estiveram presentes para assinar a adesão, os prefeitos Carlos Magno Garcia, Hélio Sobral e Eduardo Marques de Oliveira.

O coordenador estadual da Juventude, Fredson Santana, frisou a importância da adesão por parte dos municípios ao projeto, existente há quatro anos. “As crianças e adolescentes têm tutela, acompanhamento, ocupação e atividades voltadas para elas, mas depois – quando completam 17 anos – é quando mais precisam de políticas públicas. É a fase em que o jovem está se descobrindo, se formando, e é exatamente o momento em que a Casa da Juventude se torna indispensável, nos permitindo monitorar e acompanhar esse público. Então é muito importante que existam esses espaços apropriados para execução de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida de jovens entre 15 e 29 anos”, pontuou.

Responsável por realizar a entrega dos certificados aos representantes dos municípios participantes do Projeto Talk, que oferece oficinas de inglês e espanhol, o Presidente da AIESEC, Raian Santana, ressaltou a relevância do trabalho conjunto. “Nossa parceria surgiu no ano passado. A gente percebe que um dos meios para que consigamos alcançar esses objetivos é atuar juntamente com o governo, já que temos objetivos em comum. Existe uma grande necessidade pela educação de qualidade e conseguimos fornecer isso, então por que não unir forças para atingir o maior número de pessoas e áreas que, sozinhos, não poderíamos alcançar? Essa é uma ação realizada de jovens para jovens e estamos muito felizes por estarmos aqui hoje”.

Também durante o evento, foi finalizada a entrega dos kits para equipar os Conselhos Municipais de Assistência Social. Após receber computadores armários, mesas e cadeira, cada um dos 75 Conselhos municipais recebeu, nesta quarta, uma nova impressora. Para a Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Rita de Cássia Ferreira, o equipamento é fundamental para o desenvolvimento do trabalho dos Conselhos. “Sabemos que o papel dos conselhos nos municípios é acompanhar os serviços que lá são executados e, para isso, eles precisam estar equipados e funcionando. É necessário que a gestão ofereça toda a condição para que eles se estruturem e sejam capazes de realizar os serviços da assistência social nos seus âmbitos”, ressaltou.

De acordo com a Secretária Marta Leão, o encontro reafirmou o compromisso do governo de fortalecer o trabalho da assistência, e proporcionar a inclusão dos jovens no mercado de trabalho e na vida social. “Com a entrega de impressoras aos 75 municípios, o recurso tecnológico para os conselhos municipais ficou completo. Dessa maneira, estamos buscando a estruturação dos conselhos e aprimorando a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, concluiu.

|Texto: Catarina Soares

|Edição: Rebecca Melo

Leia também