Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

MDIC LANÇA O PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA EM SE

O PNCE é o braço regional do Plano Nacional de Exportação e visa ampliar a base exportadora do estado

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançou hoje, em Aracajú-SE, o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), braço regional do Plano Nacional das Exportações. O evento foi realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (Fies) com a presença de autoridades públicas e empresários sergipanos.

O Plano tem como foco capacitar e auxiliar pequenas e médias empresas que querem se inserir no mercado internacional, ou ampliar suas exportações.  No lançamento, o coordenador-geral de Programas de Apoio à Exportação do MDIC, Eduardo Weaver, explicou sobre as cinco etapas do PNCE, que são: sensibilização, inteligência comercial, adequação de produtos e processos, promoção comercial e comercialização. “Esse Plano vai promover o atendimento individual e específico para cada empresa, de acordo com sua maturidade”, completou.

Na ocasião, o secretário de Desenvolvimento, Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec), Francisco Dantas, disse que a criação de uma cultura exportadora é fundamental para o aumento do número de empresas sergipanas no comércio internacional. “Aumentar o número de empresas que exportam resulta na geração de mais empregos e isto contribui muito para o desenvolvimento econômico de Sergipe”, afirmou.

Para a realização do PNCE, o Ministério conta com o apoio de diversas instituições parceiras, como: Fies, Sedetec, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Correios, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação(MCTI), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os empresários que não puderam comparecer ao evento também podem participar das ações do PNCE. Basta entrar em contato com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) pelo telefone (79) 3218-1118 ou pelo e-mail caio.medeiros@sedetec.se.gov.br.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC

Leia também