Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

TERRORISTAS POSTAM TWITTER COM AMEAÇA DE ATAQUE AO BRASIL

terror

“Brasil, vocês são nosso próximo alvo. Podemos atacar esse país de merda.” Esse foi o aviso feito em novembro de 2015 por Maxime Hauchard, 22 anos, em sua conta no Twitter, uma semana depois dos atentados que deixaram 129 mortos na França no ano passado. A ameaça foi repetida três dias atrás. Segundo a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o perfil pertence a um terrorista francês que aparece em vídeos do grupo terrorista Estado Islâmico, mas atualmente está com a conta suspensa na rede social.

“A partir do momento da postagem houve uma maior intensidade nos discursos de agressividade dos autoproclamados seguidores do grupo terrorista no Brasil”, afirmou o diretor de Contraterrorismo da agência, Luiz Alberto Sallaberry, na Feira Internacional de Segurança que está sendo realizada no Rio de Janeiro.

A proximidade dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e as ameaças do terrorista pela rede social ligaram o alerta das autoridades brasileiras. Detectada a ameaça, um relatório foi encomendado para levantar os principais riscos que correm cada uma das 300 cidades por onde vai passar a tocha olímpica, a partir do dia 3 de maio, quando desembarcará em Brasília.

Os municípios foram classificados em três níveis de sensibilidade: alto, médio e baixo. A definição foi feita de acordo com o registro de fontes de ameaça no local e a tendência delas atuarem ou não durante o evento. Segundo a Abin, “o documento está sendo repassado aos organizadores do revezamento e às autoridades responsáveis pela segurança do trajeto em cada região. As informações subsidiarão a tomada de ações preventivas e o planejamento operacional das forças de segurança e de defesa”.

O revezamento da tocha terá duração de 90 dias e passará por todos os estados brasileiros, percorrendo um total de 20 mil km.

Leia também