15/04/16 - 10:16:24

Especialistas orientam para os cuidados necessários com a saúde vocal (Foto: Assessoria)

Cigarro ainda é um dos principais fatores para o desencadeamento de doenças

A comunicação é uma das atividades mais importantes para as pessoas, é por isso que,, entre os diversos cuidados que devemos ter com a saúde, a voz deve estar inclusa. Neste próximo sábado, 16 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Voz. Proposto em 2002 pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o objetivo é dar visibilidade e promover a conscientização da população sobre a saúde vocal e com isso facilitar o diagnóstico precoce de doenças relacionadas à voz.

Especialistas chamam a atenção da população que deve estar atenta aos sinais de desordem com a voz. Ao sentir rouquidão, tosse insistente, pigarro, falta de ar e até dores na região da garganta é preciso procurar de imediato a ajuda de um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista. O câncer de laringe está entre as doenças mais graves e compromete não só a qualidade de vida como a própria sobrevida dos indivíduos.

Esse câncer é responsável por uma incidência de 90.000 mortes por ano no mundo, ocorrendo predominantemente no sexo masculino. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 9 mil novos casos de câncer de laringe foram descobertos. Outro dado preocupante é o da Organização Mundial da Saúde (OMS) que mostra que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de incidência deste tipo de tumor, ficando atrás apenas da Espanha.

Segundo a doutora Marianne Barreto, otorrinolaringologista do Havida Saúde, a prevenção é fundamental para evitar as doenças como as amigdalites bacteriana, viral e caseosa, faringites virais e laringites virais. A maioria das afecções de garganta são as de origem viral.  “A melhor forma de prevenir é lavar as mãos constantemente, espirrar sempre com a mão ou braço na frente para não eliminar o vírus no ambiente, boa alimentação que ajuda a manter uma boa imunidade”, orienta.

Como cuidar da voz no dia a dia

Os cuidados com a voz são essenciais, principalmente para aqueles cuja voz é instrumento de trabalho, nesse caso entram os cantores, jornalistas, professores, palestrantes, atendentes, secretárias(os), vendedores etc. Nesses casos, a fonoaudióloga do Hapvida Saúde, Larisse Silva Nascimento recomenda que sejam tomadas algumas medidas de preservação.

  1. Ingerir em média 2 litros de água por dia a fim de manter as pregas vocais hidratadas;
  2. Realizar atividades físicas para manutenção da saúde corporal e para uma emissão vocal com maior resistência;
  3. Evitar o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que as mesmas podem causar desidratação do trato vocal;
  4. Evitar o uso do cigarro ou drogas, pois causam agressão às pregas vocais;
  5. Manter uma alimentação saudável, evitando alimentos condimentados, já que estes favorecem o aparecimento do refluxo gastroesofágico;
  6. Evitar o esforço vocal ou falar em ambientes ruidosos;
  7. Usar roupas leves e confortáveis para uma movimentação livre do corpo e uma boa produção da voz;

ASCOM/Hapvida