Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

FESTIVAL DE INSTALAÇÃO DE SOFTWARE LIVRE ACONTECE NO SÁBADO

Por: Flávia Nunes

Realizado pela Fanese e apoiado pelo SergipeTec, Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre acontece neste sábado, 16

Neste sábado, dia 16, Sergipe receberá o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL), considerado, por especialistas da área de Tcnologia da Informação (TI), o maior evento de divulgação de Software Livre da América Latina. Realizado desde 2005 – nos países integrantes da América Latina -, o Festival visa promover o uso de Software Livre, ao fomentar o networking entre os especialistas e os participantes, por meio da apresentação e discussão aprofundada sobre a filosofia, abrangência, benefícios, avanços e perspectivas futuras da TI no cenário local, nacional e mundial.

Realizado pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) e com o apoio do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), em Sergipe, o Festival acontecerá das 14h às 18h, na Fanese, localizada na Travessa Sargento Duque, bairro Industrial.

“Centenas de comunidades locais de Software Livre, em seu país/estado/cidade organizam, simultâneamente, eventos onde se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. Além disso, acontecem, paralelamente, palestras, apresentações e workshops ligados a temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social. Inclusive, no FLISol, sortearemos o livro ‘Linux Pro LPI-2, 4ª edição’, para os participantes presentes”, explica Wagner Alves, analista de suporte técnico do SergipeTec e um dos organizadores do evento.

As incrições devem ser feitas em: https://docs.google.com/forms/d/1g6s79WKqjgpqWNFoOs2I1bASq-PWtvRlm08c-n1ZaAo/viewform?fbzx=-5433676258354174000#responses

No Brasil – Ainda de acordo com Wagner, em 2016, o Flisol conta com uma novidade: a data de realização, dia 16/04. “Isso deve-se ao fato de que, nos anos anteriores, o evento foi realizado no 4º sábado de abril. Só que, em 2016, este dia cairá no meio de um feriado prolongado (pós 21/04 – quinta-feira – Dia de Tiradentes) e, por isso, muitos dos interessados em participar do evento devem viajar, reduzindo consideravelmente o número de inscritos. Portanto, em caráter excepcional, este ano, o Brasil não realizará o Flisol, simultaneamente, com os outros países latino-americanos”, justifica o organizador.

Programação:

14:00 – Gerenciamento de Discos de Forma Interligente – Juranir Santos

14:00 – Sistema de Monitoramento – Zabbix – Julian

14:00 – Google Hacking – Optimizando Pesquisas Para Footprint – Wagner Alves

14:00 – GDG – Grupo de Desenvolvimento do Google

15:30 – Linux como SDN – Fernando Filho

15:30 – Grub2 – Recuperando o Gerenciador de Inicialização – Wagner Alves

17:00 – Mesa Redonda/Encerramento

Leia também