Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Huse: Projeto Rodas da Vida tem suas experiências divulgadas (Foto: Assessoria)

791593664

Uma experiência de humanização em Sergipe divulgada para todo o Brasil. Foi o que aconteceu com o projeto ‘Rodas da Vida’, existente há cinco anos na enfermaria do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e que foi escolhido para compor o caderno de experiências dos movimentos de educação popular em saúde. O projeto, que é voltado para profissionais e acompanhantes de usuários internados na unidade hospitalar, acontece todas as quartas-feiras, às 15h30, na Ala 400 do hospital e se tornou em um espaço de capacitação dentro do cuidado em saúde.

A publicação foi feita pela ANEPS (Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde) um grupo nacional que selecionou 8 estados brasileiros que atenderam a esses critérios para compor o caderno com suas experiências. O estado de Sergipe foi escolhido com 3 projetos, um deles o ‘Rodas da Vida’. O projeto tem um efeito terapêutico em todos os pacientes e acompanhantes das alas onde é desenvolvido.

O lançamento do caderno de experiências aconteceu no final do ano passado em Brasília, durante a Conferência Nacional de Saúde. O coordenador do Rodas da Vida, Edney Vasconcelos, não esconde a felicidade de ter o projeto inserido nacionalmente e poder ajudar a melhorar a eficiência do serviço pela instauração de processos de gestão participativa.

“O projeto agora está eternizado. Já era uma intenção nossa. Vamos elaborar um livro contando todas as experiências do Rodas da Vida e a criação de um vídeo. É um projeto muito positivo e levamos a história dele também para fora do hospital. Conversamos com acadêmicos da área de saúde, no município de Lagarto, levamos nossas experiências para mais de 150 alunos. Compomos a mesa da Semana de extensão da Unit, explicando os objetivos do projeto. Temos que espalhar esse projeto que conta com uma equipe multidisciplinar que faz a máquina funcionar. Estamos muito felizes com essa publicação e muita coisa boa já está prevista para acontecer este ano”, comentou.

da assessoria

Leia também