Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

PMA faz pesquisa com mães e bebês para verificar a associação do Zika (Foto: Ascom/SMS)

PAAAAAAAAAAAAA

O Programa Saúde da Criança do Adolescente e do Jovem (PSCAJ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), já deu início ao mutirão que vai pesquisar a associação do ZiKa Vírus aos casos de Microcefalia registrados em Aracaju. Mães e bebês assistidos pela Prefeitura de Aracaju (PMA) estão sendo convocadas para realizar os exames feitos através de uma parceria com o Laboratório Central do Estado de Sergipe (Lacen) e Universidade de São Paulo (USP).

Moradora do bairro São Conrado, Patrícia Cardoso Souza atendeu ao chamado da SMS e, nesta quinta-feira, 14, levou o pequeno João Alan, de 9 meses, para realizar os exames. “Eu tive os sintomas do Zika Vírus no início da gravidez e meu bebê nasceu com Microcefalia. Até hoje eu não sei o que realmente aconteceu e estou aqui em busca de respostas. Os exames são rápidos e eu recomendo que todas mães de bebês com Microcefalia procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para realizar os procedimentos”.

Depois da coleta do sangue e da saliva, realizada no Lacen, Patrícia também conversou com a apoiadora Ruth Costa e com a assistente social do PSCAJ , Susana Sá. “Nós estamos aqui para orientar todas as mães sobre os benefícios que elas têm direito, a exemplo do passe livre e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também estamos verificando como está o acompanhamento desses bebês e se todos os exames e vacinas estão em dia”, explicou a assistente social.

Os dias de coleta do material foram divididos por região e o cronograma segue até o próximo dia 26. Para o atendimento, as mães devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de seu bairro e apresentar RG, Cartão do SUS e Caderneta de Saúde da Criança. A SMS é responsável pelo transporte da mãe e do bebê da USF até o Lacen, assim como do retorno. A coordenadora do PSCAJ Rita de Cássia Bitencourt faz um apelo para que as mães e os 48 bebês assistidos pelo Programa realizem os exames. “Essa verificação é de extrema importância, tendo em vista que antes tínhamos um pequeno número de casos e hoje esse cenário mudou. Precisamos confirmar se esses casos têm ou não relação com o ZiKa e, caso não tenha, essas mães vão precisar averiguar qual a verdadeira causa da Microcefalia nos bebês, até para prevenção em futuras gestações”.

Confira as datas e horário de coleta em cada região:

3ª Região – 15/04 – 7h (Coroa do Meio, Jardim esperança, Conjunto Médici, Grageru e Luzia)

4ª Região – 18/04 – 7h (Bairro América, Povoado Aloque, Jabotiana, Conj. Sol Nascente, Castelo Branco e Siqueira Campos)

5ª Região – 19/04 – 7h (Getúlio Vargas, Centro, Bairro Industrial, Bairro Suiça e Santo Antônio)

6ª Região – 20/04 – 7h (18 do Forte, Japãozinho, Porto Dantas, Santos Dumont e Coqueiral)

7ª Região – 25/04 – 7h ((José Conrado de Araújo, Tamandaré, Jardim Centenário e Getimana)

8ª Região – 26/04 – 7h (Bugio, Soledade, Veneza e Lamarão)

Fonte: PMA

Leia também