Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

SAÚDE IDENTIFICA 7 PESSOAS COM SÍFILIS E SORO POSITIVO HIV

Na noite desta quinta-feira (14), a equipe da Gerência Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis, utilizou a Unidade Móvel “Fique Sabendo” para disponibilizar os testes rápidos de Hitler, sífilis e hepatites B  e C, em uma área central de Aracaju, em frente ao Restaurante Popular Padre Pedro.

Embora o público alvo  principal da ação,que era o usuário do restaurante popular não tenha sido suficientemente atendida por um atraso da Energisa em realizar a ligação elétrica  temporária da unidade móvel,  conseguimos atender um pequeno  público que se encontrava na região e alguns profissionais do sexo que atuam na área.

Foram realizados 39 exames de cada patologia e os resultados foram preocupantes: 7 exames reagentes para a sífilis e 2 reagentes para o Hiv. Das  7 pessoas  reagentes para sífilis, 4 são profissionais do sexo masculinos com identidade sexual feminina. As duas pessoas reagentes para o HIV também são profissionais do sexo com identidade sexual feminina .

Os dados mostram a realidade que não é apenas de Sergipe: a epidemia do Hiv continua concentrada em determinadas populações e temos uma epidemia de sífilis, que é uma doença silenciosa. “Vamos intensificar o trabalho com a unidade móvel em vários pontos da cidade. Precisamos de mais apoio das organizações não governamentais que trabalham com profissionais do sexo. Precisamos de uma maior mudança de atitude das pessoas que procuram os profissionais do sexo, seja masculino ou feminino,pois alguns são casados e continuam rejeitando o uso da camisinha. Sabemos que usar ou não o preservativo, é  uma decisão de cada um, mas, sexo sem camisinha é uma escolha que pode trazer consequências para a vida não apenas a vida de quem optou, mas até para a sua família, já que muitos são homens casados. Não é falta de informação. É falta de atitude. Falta de percepção de risco”, explica o médio Almir Santana.

Da assessoria com informações do programa Jornal da Ilha

Leia também