Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Governador e secretário debatem soluções para Escola Agrícola (Foto: Maria Odilia)

102

Uma miniaudiência ao ar livre, debaixo de uma sombra de uma árvore frutífera. Foi dessa forma que o governo do Estado, Jackson Barreto, ao lado do secretário da Educação, Jorge Carvalho, e do prefeito de Japoatã, Gimarcos Evangelhista, receberam os estudantes da Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, onde discutiram reivindicações da classe, dos professores e encaminhamentos necessários ao bom andamento da unidade escolar.

De maneira simples e habitual, o monitor Diretor da escola, Sérgio Cardoso Borges, leu uma carta direcionado às autoridades contendo 19 itens na pauta e destacou a necessidade da parceria com o Estado.

Dentre elas citou a reforma da estufa e reservatória de água; término da construção de duas salas de aula, aquisição de uma Van para transporte escolar; reestruturação da sala de informática; construção de auditório com equipamentos áudios visuais; reforma do aviário, curral; revisão da bomba d’agua e outras.

De imediato, Jorge Carvalho disse que a Seed irá disponibilizar a Van para o transporte, a reestruturação da sala de informática, wi-fi aberto para a comunidade, revisão da bomba de água, além de outros itens que serão objetos de estudos por determinação do governador Jackson Barreto.

“Boa parte das reivindicações já é do conhecimento do governo e a Secretaria da educação já vem atuando”, declarou o diretor da unidade, Sérgio Borges, que diz estar recebendo da diretora da DRE-06, Edsalba Peixoto, todo o “apoio necessário ao encaminhamento das solicitações”.

Estudantes

E também foi de maneira simples e cordial, que Jorge Carvalho e Jackson Barreto percorreram todas as instalações da Escola. Foram conduzidos pelos estudantes. Visitaram o curral, minhocário, sala de aula, pocilga, aviário, reservatório de estufa, horta, casa do mel e todas as instalações físicas.

“Temos uma boa estrutura aqui Escola Família Agrícola, mas precisamos de reformas importantes para melhorar nossos estudos e nossa qualificação”, apontou a estudante do 2º ano do ensino agropecuário, Tatiane dos Santos, residente em Capela mas que, quinzenalmente, vai ao projeto Ladeirinhas para seu aprendizado.

Igual depoimento prestou o japaratubense do povoado Patioba, Gabriel Santos Silva, que cursa o primeiro ano, mas diz não trocar seu ambiente escolar por nada.

“Aqui aprendo melhor, convivo e estou me aprontando para a vida”, declarou.

Feliz iniciativa

Contente da maneira como foi recebido e dialogou com os estudantes, Jackson Barreto expressou seu contentamento ante o encaminhamento das solicitações e disse que a escola retrata um exemplo de vida e um futuro promissor para aqueles jovens.

“Estou muito feliz com a proposta da escola, pelo bom nível de formação e as reivindicações. Faremos esforço para atender a demanda, sabedores que somos que esta unidade promove a inclusão social, na medida em que dá oportunidade aos filhos dos assentados, dos quilombolas, dos trabalhadores, a oportunidade de ter uma profissão na vida e também se fixar no interior”.

A Escola Família Agrícola Ladeirinhas, em Japoatã, é tida como uma associação que desenvolve atividades pedagógicas, estabelece parceria coma Secretaria de Estado da Educação e outros órgãos do governo, conta com mais de 10 professores e aproximadamente 80 alunos.

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também