16/04/16 - 06:09:18

Resgate veicular é tema de simulação realizada pelos Bombeiros com apoio do GTA (Foto: Ricardo Pinho)

Dois veículos acidentados e uma vítima presa nas ferragens chamaram a atenção das pessoas que passavam pela Orla de Atalaia nesta sexta-feira (15). Mas tudo não passou de uma simulação para demonstração de resgate veicular, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE) com o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA/SE).

Logo no início da simulação, uma viatura do Corpo de Bombeiros, transportando uma equipe especializada em resgate veicular, chegou ao local. Após avaliação da cena, os militares trataram de estabilizar os veículos que se encontravam em situação de risco, prosseguindo com a abordagem da vítima.

As ferragens do veículo foram cortadas com ferramentas hidráulicas específicas e o teto arrancado com muita segurança para a retirada da vítima, que já havia sido completamente imobilizada. Mesmo em se tratando de uma simulação, era fácil perceber a tensão no rosto das pessoas que paravam para acompanhar o trabalho dos serviços de urgência.

O ponto alto da apresentação foi a chegada do “Falcão 01”, o helicóptero do GTA. Logo após pousar próximo ao local do “acidente”, a vítima foi embarcada na aeronave pelos militares do corpo de bombeiros com a orientação dos Tripulantes Operacionais. Após a decolagem da aeronave, foi cronometrado cerca de três minutos de vôo, tempo considerado padrão para a “suposta” remoção até a unidade hospitalar de referência.

O evento, que fez parte do 1º Congresso de urgência e emergência do estado de Sergipe, teve um cenário montado na praça de eventos da orla, contando com dois veículos sobrepostos, uma vítima presa nas ferragens e duração aproximada de 25 minutos.