Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Aulão do Pré-Universitário inicia preparação para o Enem (Foto: Eugenio Barreto)

152449f2930ba072e77f5647d8a1639e

Revisão atrai grande número de estudantes ávidos por uma vaga no ensino superior

Teve início neste sábado, 16, o cronograma de aulões para preparação 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A expectativa de presença da direção foi superada, registrando mais de 700 alunos dos polos do Programa Pré-Universitário Seed (Preuni) e escolas da Rede Estadual de Ensino de Aracaju e da Grande Aracaju presentes na quadra esportiva do Colégio Estadual Dom Luciano.

A programação de aulas é organizada pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional/ Pré-Universitário (DASE/Preuni). Os temas relacionados às disciplinas Matemática Básica, Redação e Atualidades atraíram um grande público.

“Estamos com uma boa infraestrutura e organização dos aulões para todo o ano, com uma agenda que iniciou nesta sábado, 16 de abril, e vai até os dias 31 de outubro, 1,2 e 3 de novembro”, afirmou o diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, Fábio Leite.

Cronograma

O iniciou das atividades foi contemplado com muita música, afim de que os alunos se aclimatassem com o aulão, e definitivamente desse a largada para a vitória no Enem 2016.

Às 8h30 teve início a aula de Matemática Básica ministrada pelo professor Valdemar Ribeiro. Logo em seguida aconteceu a aula de Redação, ministrada pelo professor Ronney Marcos, e depois, Atualidades, proferida pelo professor Sebastião de Souza (Batata).

“As revisões são um estímulo da Seed para que eles continuem se preparando e estudando nos finais de semana. O material foi organizado pelos professores focado no que é cobrado pelo Enem e vamos oferecer às Oficinas de Redação. Sempre traremos temáticas diversas da atualidade propondo que eles relacionem com as outras disciplinas e tenham embasamento para a redação”, elencou Laila Gardênia, coordenadora do Preuni.

Preparação e revisões

Dos mais de 700 alunos presentes dos 14 polos do Preuni de Aracaju, também participaram estudantes dos polos da Grande Aracaju, Nossa Senhora das Dores, Boquim e Carmópolis, além das escolas da Rede Estadual que não oferecem o programa.

Luzia de Souza, aluna do 3° ano, em Nossa Senhora das Dores, chegou ao aulão logo cedo com mais de 80 estudantes. Para ela, participar das revisões é importante porque efetiva o conteúdo que já foi visto no ensino regular. “É um modelo preparatório de revisão que a gente ver o que foi dado o mês todo”, afirmou.

Ela disse ter descoberto o Preuni quando cursava o 2° ano do ensino médio, e desde lá vem se preparando para prestar o processo seletivo na área das Exatas, mais especificamente Ciências da Computação. “Montei um cronograma de estudos com um material diferente aos sábados. Pela manhã curso o ensino médio, à tarde estudo o que vi e a noite vou para o Preuni”, destacou.

Suelainy Mota Santos, do 3° ano, de Nossa Senhora das Dores, disse que fez também um cronograma de estudos e tem nos aulões um momento de revisar tudo que os professores deram em sala. “Vamos deixando para trás as dúvidas”, afirmou.

Conteúdos e incentivo

O professor de Literatura Dicson Soares, do polo do Colégio Dom Luciano, em Aracaju, que participou da elaboração do conteúdo, destacou que o material é suplementar ao que é exposto em sala de aula, como se fosse um resumo para que os alunos possam assimilar melhor. “Nos aulões trabalhamos as ideias de base para e eles revisam”, explicou.

Para a coordenadora do polo de Dores, Elisângela Nunes dos Anjos, os aulõe sé um incentivo a mais e motivação. “Eles aprendem mais com as revisões”, afirma. Incentivo a mais é o que tem feito os alunos do Preuni e já vitoriosos no Enem 2015, Clebson José dos Santos, (Matemática, UFS) e Lucas Oliveira (Contabilidade e Administração, UFS).

Eles acompanham os outros alunos e serve de estímulo para que cada vez mais outros estudantes acessem o ensino superior. Eles pretendem também fazer o Enem 2016. “Nunca temos que parar de estudar e nos atualizar. Fiz Contabilidade e Administração na UFS e agora quero Medicina, porque está dentro do que quero ser”, focou, Lucas Oliveira.

Se for pelo incentivo dele, que pontuou 920 na Redação do Enem 2015, a vitória dos colegas está garantida. “Primeiro, quero dizer que temos que participar das Oficinas de Redação, que são muito boas. Segundo, focar e dividir o tempo para os estudos com intervalos. Reforçar o que aprendeu no turno da tarde e filtrar, porque nem tudo que mostra o ensino médio cai no Enem”, incentivou.

Fonte: Seed

Leia também