Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Fundat conclui 1ª turma do curso de Ornamentação de Frutas e Legumes (Foto: Ascom/Fundat)

FUNDAT

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), investe em mais uma capacitação profissional para os cidadãos aracajuanos. Desta vez, o curso oferecido é o de Ornamentação de Frutas e Legumes (24h), que teve a primeira turma ministrada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Carlos Fernandes de Melo, localizado no bairro Lamarão. As aulas foram encerradas na manhã desta sexta-feira, 15, e contou com a participação da secretária da Semfas, Maria do Carmo Alves, e do diretor de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Gildásio Muniz.

Representando a presidente da Fundat, Gláucia Guerra, Gildásio Muniz destacou que a missão do órgão é tornar o conhecimento acessível às comunidades carentes. “Este curso, mais as aulas de empreendedorismo, serão o alicerce para vocês empreenderem com segurança”, afirmou Gildásio, em relação à próxima etapa da qualificação que será a Oficina de Educação Empreendedora e Financeira, realizada sempre após o término dos cursos classificados como geradores de renda.

De acordo com o instrutor do curso, José Francisco Silva, os alunos aprenderam as técnicas básicas de entalhamento de frutas e legumes e puderam praticá-las na produção de peças ornamentais destinadas à decoração de buffets. Além disso, eles também conheceram o processo adequado de armazenamento destes elementos decorativos. “Foram temas básicos, fáceis de serem feitos e com estrutura para fazer”, explicou Francisco, conhecido popularmente como “Chico Artes”.

Ao descobrir que possuía o talento de esculpir gravuras e formas nestes alimentos, Chico começou a buscar mais conhecimento para aprimorar a habilidade. Para ele, este é o caminho que os alunos também devem seguir. “Tem que se aperfeiçoar e investir em ferramentas e buscar mais cursos, uma vez que esse aqui é o básico, vai depender de cada um”, aconselhou o instrutor, salientando o crescimento da atividade no mercado de trabalho.

Nova habilidade

Kennedy Ferreira tem 22 anos e atua como auxiliar de cozinha em um hotel. Por conta do trabalho que desempenha, ele já conhecia e praticava ornamentações de frutas e legumes. Ele decidiu participar do curso com o intuito de se especializar na área, a fim de alcançar melhores resultados no emprego, além da oportunidade de avançar para o próprio negócio. “Eu adorei, não pensava que era possível fazer essas coisas, mas hoje eu sei fazer, graças a Deus e ao professor”, disse Kennedy, confiando no aperfeiçoamento adquirido.

Disposta a aprender algo novo, Ana Angélica de Jesus, de 37 anos, não descarta a possibilidade de ingressar neste segmento profissional. “Achei maravilhoso o ensino do professor e a forma de montar as peças e os desenhos nas frutas e verduras. Saí com uma base, tudo que a gente aprende é aproveitado”, contou a participante que, atualmente, trabalha como vendedora.

Moradora do bairro Lamarão há 14 anos, Vera Lúcia Soares, de 49 anos, é coordenadora de um grupo católico responsável por desenvolver ações sociais direcionadas aos idosos. Ela foi impulsionada a ingressar no curso pelo desejo de tornar os eventos da associação mais ornamentados e organizados, através das técnicas aprendidas. Além disso, ela pretende repassar o conhecimento alcançado para a filha e o genro que atuam no ramo de organização de festas. “O pouco que aprendi vai ser de grande valia”, comentou a aluna, feliz em saber que poderá concretizar o objetivo pelo qual participou do curso.

Ascom Fundat

Leia também