Aracaju, 4 de maio de 2024
Search

DEFESA CIVIL REALIZA SEMINÁRIO ESTADUAL DE PREVENÇÃO

O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil realiza, nesta quarta-feira, 20, o Seminário Estadual de Prevenção aos Efeitos das Chuvas. O evento acontecerá na sede da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), a partir das 08h, e reunirá gestores e membros das Defesas Civis de todos os municípios sergipanos, com uma previsão de público estimada em 100 pessoas.

De acordo com o diretor da Defesa Civil, Cel. Erivaldo Mendes, o evento integra o calendário de Defesa Civil do estado, e tem como objetivo mobilizar os municípios sergipanos para o período de chuvas que se inicia. Este ano, entre os itens constantes na programação, está inclusa a pauta relativa ao combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Faremos a apresentação de um prognóstico climático trazido pelo Centro de Meteorologia do Estado de Sergipe, considerando que é importante sabermos o que temos de previsão para os próximos meses, que é justamente o nosso conhecido inverno. E anualmente nós temos registros de problemas relacionados a chuvas intensas no estado de Sergipe, afetando diversos municípios”, explica Cel. Mendes.

Durante todo o dia serão passadas, portanto, informações e orientações de procedimento para os gestores municipais, entre prefeitos, agentes de Defesa Civil e Coordenadores municipais, responsáveis por executar as políticas de Defesa Civil em âmbito municipal. Além deles, também estarão presentes os delegados eleitos na última Conferência de Defesa Civil realizada, como representantes da sociedade civil, e órgãos como Energisa e Exército Brasileiro, que estão fora da estrutura administrativa do estado, mas que são parceiros nas ações de Defesa Civil.

“Também teremos uma parte do seminário dedicado à apresentação de boas práticas de Defesa Civil. Municípios que estão desenvolvendo trabalhos que consideramos relevantes e que serão mostrados como exemplo para incentivar os demais municípios a implantar esse tipo de ação, que é de suma importância para melhorar a conscientização e a preparação tanto da esfera pública municipal, quanto das comunidades envolvidas nesse contexto”, concluiu Cel. Mendes.

Fonte: ASN

Leia também