Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Dia da Bicicleta: cidade de Aracaju dispõe de 20 estações (Foto: André Moreira)

bicicleta

Após o cientista Albert Hofmann (1906 – 2008) usar a bicicleta como meio de transporte na Segunda Guerra Mundial, devido à proibição da utilização de veículos na época, o 19 de abril foi instituído como o Dia Mundial da Bicicleta. Hoje, a bike é meio de locomoção para milhares de pessoas de todo o mundo. É utilizado como alternativa ao caos do trânsito, como estilo de vida, como atividade física e interação social. A magrela ganhou status importante no último século.

Em Aracaju, a Prefeitura Municipal popularizou o uso da bicicleta com a implantação da Caju Bike. Em parceria com a NET e sob coordenação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a gestão do prefeito João Alves instalou estações inteligentes de bicicletas compartilhadas que poderiam ser utilizadas após cadastro no aplicativo. Tudo de forma rápida e prática.

Após dois anos de uso, o sistema já possui 20 estações e é elogiado pelos usuários. Para o advogado Victor Medeiros, a iniciativa foi de grande importância para a população. “Logo que foi implantado utilizei bastante. Era só instalar o aplicativo e usar. Criei esse hábito de sair com minha família e, hoje, até comprei uma bicicleta dando continuidade a essa prática”, destaca Victor.

Para o engenheiro aposentado José Hugo, o sistema Caju Bike é bom e deveria ser ampliado. “É uma ótima alternativa e vejo que muita gente utiliza. Além de ser uma alternativa de atividade física, é de lazer e transporte também”, diz José Hugo que utiliza a bicicleta todos os dias a cinco anos.

Pedro Barreto também é um defensor da bicicleta. Um dos hábitos do empresário é se reunir com os amigos e pedalar pelas ruas da cidade. “Bicicleta é excelente para atividade física. Infelizmente não tenho tempo para praticar mais, porém, sempre que posso gosto de me reunir”, destaca. “A Caju Bike foi uma alternativa muito boa, tanto como transporte como lazer”, diz.

Atualmente a Caju Bike realiza cerca de 180 viagens por dia, cerca de 10 a 11 viagens por hora, no período das 6h às 22h.

Fonte: AAN

Leia também