Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Maurício de Nassau abre inscrições para pós-graduações em Sergipe (Foto: Assessoria)

MNMNMNMNM

Por: Adriele Escarlytte Oliveira

São diversas opções de especializações com foco no mercado de trabalho

A Faculdade Maurício de Nassau, unidade Aracaju, anuncia a abertura de novas turmas de pós-graduação. São mais de 20 cursos nas áreas de Saúde, Direito, Gestão, Engenharia e Gastronomia. Dentre as opções, destaque para turma de Documentação e Gestão de Arquivos Culturais e Empresariais, com previsão de início para agosto.

O curso engloba a área de Ciência da Informação, um campo interdisciplinar que abrange desde cursos mais tradicionais como Biblioteconomia e Arquivologia, a Jornalismo, Direito, Administração, Ciências Contábeis, Arqueologia, História, Museologia, Ciências Atuariais, Sistemas de Informação entre outros.

O profissional com esta especialização é dotado de diversas habilidades, dentre elas: conhecimento de toda legislação e normas técnicas relacionadas a arquivos; realização de uma guarda compacta de documentos históricos, permanentes e descarte correto; compreende as condições específicas adequadas para guarda de arquivos, desde sua segurança a iluminação do ambiente; capacidade de transformar indicadores em campos e estabelecer as estratégias de busca para sistemas e bancos dados; embasamento para atuação com perícia e investigações criminais ou investigação de fraude de documentos.

Com relação ao mercado de trabalho a doutora na área, Valéria Aparecida Bari diz que o mercado está aberto para absorver este profissional, pois no Brasil existem pouquíssimas pessoas com essa formação. “Tem muita probabilidade de a pessoa se empregar com este conhecimento”, afirma.

O especialista sai com todo conhecimento necessário para prestar serviços a uma instituição privada, uma organização pública ou autarquia. Segundo Valéria, empresas de porte médio já precisam de uma intervenção profissional para organização dos documentos. “Uma entidade educacional, por exemplo, precisa ter os prontuários dos estudantes arquivados e é uma guarda muito longa, de 40 anos. Se você não organizar, você perde a informação que o Ministério da Educação não tem”, explica Bari.

Para coordenadora do curso Rosane Guedes da Silva, “esse é curso de grande importância porque abrange e com certeza atende essas necessidades que no caso viabilizam as outras áreas que não tem no estado de Sergipe, como a prática de arquivologia”.

“Uma especialização tem feito a diferença na vida de muitos profissionais que, além de melhorar a sua remuneração, conseguem desenvolver com mais competência os desafios que surgem no seu dia a dia”, afirma o diretor da unidade, Wagner Soares. Segundo ele, os cursos visam suprir a carência e a demanda por profissionais com esse conhecimento no estado de Sergipe.

As aulas da pós em Documentação e Gestão de Arquivos Culturais e Empresariais serão presenciais e ministradas quinzenalmente aos sábados. A carga é de 360 horas distribuídas em 18 meses. A Faculdade ainda oferece até 20% de desconto para egressos e 15% a colaboradores de empresas conveniadas em todas as mensalidades (matrícula não inclusa). Também existe o desconto de 5% por cada indicação de novos alunos (verificar regulamento com a instituição). Para mais informações (79) 3226-7650 e 99918-1159.

Leia também