Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

SESI lança campanha de conscientização sobre a Lei Seca (Foto: Assessoria)

Campanha_Lei Seca_SESI

Conscientizar todos os envolvidos no ambiente escolar sobre a lei 12.760 de 2012, que trata sobre a Lei Seca e estabelece tolerância zero para a ingestão de bebidas alcoólicas. Com esse objetivo, o Serviço Social da Indústria (SESI) lançou uma campanha dentro das escolas da Rede SESI de Educação em Sergipe.

Alunos do ensino médio, prestes a completar 18 anos de idade, principal público alvo da campanha, conheceram através de uma palestra realizada pelos policiais da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), os soldados Damasceno e Lorena, a Lei Seca e o Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, bem como as penalidades para quem for flagrado dirigindo sob o efeito do álcool ou qualquer outra substância psicoativa que causa dependência.

Considerado infração gravíssima, entre as penalidades por dirigir alcoolizado, o condutor ganha sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e perde o direito de dirigir por 12 meses. O condutor ainda sofre retenção do veículo e é punido com R$ 1.915,00 de multa.

Além dessas penalidades administrativas, com a Lei Seca, em vigor desde 2012, o condutor que apresentar índice maior que 0,34mg (miligrama de álcool por litro de ar) no teste do bafômetro ou que se recusar a fazer o teste e for visível os sinais de embriaguez, será preso e conduzido à delegacia. Onde poderá ser solto, mediante fiança arbitrada pelo delegado e responderá a processo criminal, podendo ficar de seis meses a três anos de prisão.

Unidade de comunicação do Sistema FIES – Unicom/FIES

Por: Silas Santos

Leia também