Aracaju, 29 de março de 2024

Bebês neonatos recebem assistência qualificada na MNSL (Foto: Ascom SES)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5aee937fdac0f33cf2e1cb954602e73c

Ofertar atendimento especializado aos bebês prematuros e com necessidade de cuidados especiais. Esse é o objetivo da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), pioneira no estado de Sergipe no tratamento de alto risco. O setor mantém a assistência especializada às crianças, ajuda a diminuir as taxas de mortalidade, além de promover uma recuperação mais rápida para os recém-nascidos.

Uma equipe multidisciplinar, composta por 263 profissionais, forma a Utin da MNSL, que conta com uma grande diferencial: médicos especializados nas áreas de neuropediatria, cardiologia, nefrologia cirúrgica pediátrica e genética. A unidade, responsável por todas as terapias neonatais, é dividida por gravidade e possui 34 leitos para pacientes (externos e internos) de UTI Neonatal.

“A área é destinada ao recém-nascido de alto risco, que necessita de recursos físicos e humanos especializados para prestação de cuidados médicos hospitalares constantes”, explica a gerente da Utin da MNSL, Monique Daniela Cabral. A portaria 930/2012 do Ministério da Saúde (MS), que define as diretrizes e objetivos da atenção integral ao recém-nascido do Sistema Único de Saúde (SUS), classifica a UTI Neonatal da MNSL como tipo III de complexidade, grau máximo, em uma escala que vai de um a três pontos.

“No grau primário, é feito o acompanhamento da gestante e do bebê de baixo risco, identificando e encaminhando os casos de maior risco para os próximos níveis de assistência. O secundário acompanha mãe e recém-nascido de baixo e médio risco, selecionando e encaminhado casos de maior risco para os centros mais habilitados para o seu atendimento. Já o terciário é destinado aos atendimentos de gestantes e recém-nascidos de alto risco e internação de bebês com algumas patologias e clinicamente instáveis”, destaca Monique Cabral.

Ucinca e Ucinco

A Unidade de Cuidados Intermediários (Ucinco) conta 25 leitos oficializados pelo Ministério da Saúde. “Eles são destinados ao recém-nascido de baixo risco que necessita de recursos físicos e humanos especializados para prestação de cuidados médicos hospitalares constantes”, esclarece a gerente da Ucinca e Ucinco, Fabiana Monteiro. Ela ressalta, ainda, que a Ucinco é indicada para o bebê prematuro ou de baixo peso que precisa de tratamento, apesar de apresentar um quadro estável de saúde.

Já a Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (Ucinca) conta com 24 leitos. O setor é destinado ao cuidado com o recém-nascido, que fica alojado juntamente com a mãe, recebendo assistência de forma especializada e humanizada.”O cuidado pele a pele é fundamental para aumentar o vínculo afetivo entre mãe e bebê. Nossa meta é fortalecer, ainda mais, as ações de humanização e aproximar mãe e bebê das ações assistenciais”,esclarece a gerente, Fabiana Monteiro.

Além dos serviços oferecidos na Unidade Neonatal aos bebês prematuros ou de baixo peso, a equipe multiprofissional promove um maior contato entre a mãe e a criança. “Medida que causa maior segurança por parte da mãe, que passa a se sentir mais capaz de oferecer estímulos positivos às crianças, o que beneficia o desenvolvimento e recuperação delas. Além disso, a amamentação também é colocada em prática, o que diminui o risco de infecção hospitalar e o tempo de internação do bebê na unidade”, enfatiza a coordenadora da Unidade Neonatal da MNSL, Thereza Batista.

Ascom SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também