Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

SENADORA DEFENDE O EMPODERAMENTO DA MULHER NA POLÍTICA

A senadora licenciada Maria do Carmo Alves (DEM) defendeu nesta quinta-feira (21) uma participação mais efetiva das mulheres nas instâncias de poder, especialmente, político. “Como mulheres, não podemos continuar ocupando espaços modestos, quando já demonstramos, na prática, a nossa capacidade de conduzir processos, de tomar decisões e de gerenciamento, seja como ocupante de função pública ou na vida privada”, destacou Maria, que responde atualmente pela titularidade da Secretaria da Família e Ação Social de Aracaju.

Para ela, é preciso elevar a participação feminina nas instâncias de poder, não apenas os espaços políticos, mas nos mais diversos segmentos sociais, como entidades de classe, associações de bairro, dentre outros. “O empoderamento da mulher é algo natural. Precisamos considerar isso como algo normal, sem a pecha de querermos ocupar os lugares, hoje tomados por homens. As mulheres têm potencial e demonstram isso todos os dias nos seus mais variados papéis sociais”, destacou a democrata.

Maria do Carmo destacou que, embora as mulheres representem mais de 51% dos eleitores brasileiros, a participação delas nas Casas Legislativas e nos Executivos, ainda é bem ínfima.  “Na Câmara dos Deputados e no Senado, apenas dez por cento das cadeiras são ocupadas por mulheres.  Dos mais cinco mil municípios do país, somente 12% são geridos por mulheres. “Infelizmente, essa baixa representação feminina no Poder Legislativo se mantém inalterada mesmo depois da aprovação da Lei Eleitoral 9.100, promulgada em 1995, segundo a qual 20% dos postos deveriam ser ocupados pelas mulheres. Em 1997, a Lei foi alterada e a exigência passou para o mínimo de 30%”, disse.

Da assessoria

Leia também