Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Governador visita Casa de Cultura Jenner Augusto no Cacique Chá (Foto: Marcos Rodrigues)

0b8da49e2da8a060e88380fe955180f4

Espaço abriga um restaurante escola

O governador Jackson Barreto visitou na tarde desta sexta-feira, 22, a Casa de Cultura Jenner Augusto, onde funciona também o restaurante escola Cacique Chá Bistrô do Serviço Nacional do Comércio (Senac). O espaço, localizado na praça Olímpio Campos, foi totalmente recuperado pelo Governo do Estado e abriga nove painéis da pintura moderna do artista plástico sergipano.

Acompanhado do diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, o governador visitou a exposição permanente no espaço, que, além dos painéis originais, abriga publicações, condecorações, jornais e revistas que retratam o prestígio de Jenner Augusto na cena artística e cultural sergipana e nacional. Também acompanharam a visita o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto, e diretores do Senac. Após a exposição, todos almoçaram no local.

Jackson Barreto falou da importância de todos os aracajuanos conhecerem a história cultural do prédio, localizado em frente aos edifícios da Procuradoria Geral do Estado, da Câmara de Vereadores de Aracaju e ao lado da Galeria de Artes Álvaro Santos.

“É preciso ver a beleza da obra, é emocionante ver a exposição e a recuperação desse espaço possível com esta parceria com o Senac, que transformou isso aqui num restaurante escola. Esse espaço contribui com a revitalização do centro de Aracaju, com o fortalecimento do turismo, e tudo isso agrega para o público, além da qualidade da refeição que é elogiada por todos que freqüentam”, disse o governador.

Paulo do Eirado comentou o processo de alta tecnologia empregado no preparo dos alimentos. “Como a gente não pode fazer cozimento aqui, por conta da preservação das obras, a gente prepara os nossos alimentos todos nas cozinhas pedagógicas do Senac da avenida Ivo do Prado, num processo de ultra-congelamento. Sai do fogo direto e em 20 minutos está a 22º abaixo de zero, então coisas que normalmente não se pode congelar, usando esssa tecnologia não causa alteração nenhuma no alimento. E aqui não se descongela, se faz a restauração alimentar, é um processo através de forno combinado com vapor e temperatura que restaura o alimento”, explicou.

O prédio foi devolvido aos aracajuanos totalmente recuperado em julho de 2014. Em 17 de março de 2015, o restaurante escola foi aberto ao público, passando a funcionar regularmente todos os dias, incluindo sábado até as 14h.

Fonte: ASN

Leia também