Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

MATRÍCULA ONLINE JÁ GARANTIU 146 MIL VAGAS PARA ALUNOS

001

Por Avelar Mattos

Desde que foi implantada pela Secretaria de Estado da Educação, no dia 15 de janeiro de 2016, no Colégio Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, a matrícula online já garantiu a presença de 146.917 alunos na rede pública estadual. O número registrando equivale a 92% da capacidade da rede, que hoje, é de aproximadamente 170 mil estudantes matriculados nas 354 escolas estaduais. Até junho, quando finaliza o processo de matrícula online em todas as escolas estaduais da capital e do interior, terá sido atingido 100% de ocupação das vagas.

Para o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, o sistema online conseguiu, entre outras coisas, tratar de forma igualitária todos os alunos, acabar de vez com possíveis privilégios e com as longas filas que se formavam nas imediações das unidades escolares durante o processo para garantir uma vaga na rede pública estadual.

A dona de casa Makclleny Santos, que mora no bairro Coqueiral, em Nossa Senhora do Socorro e tem dois filhos que estudam no Colégio Rodrigues Dória, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju comemora as facilidades do sistema de matrícula online. “Antes tudo era cansativo, estressante, mas agora tudo mudou para melhor. A matrícula online facilitou a entrada do aluno na rede estadual. De casa, matriculei meus filhos, graças a esse novo sistema”.

Segundo a diretora do Rodrigues Dória, professora Tereza Cristina de Melo, assim como os filhos de Makclleny Santos, muitos dos 665 alunos da unidade de ensino também moram na Grande Aracaju e a matrícula online acabou com o transtorno dos pais precisarem se  deslocar até o colégio para garantir a vaga dos seus filhos. “O processo de matrícula foi tranquilo. Recebemos muitos elogios de pais dos alunos, já que não existe mais aquela agonia de matricular os filhos. Quero aproveitar a oportunidade para ressaltar o apoio logístico que tivemos da Codin e da DEA, que nos auxiliaram bastante no trabalho”.

A estudante Larissa Virgínia de Andrade optou por fazer a matrícula no próprio colégio Rodrigues Dória. “Não temos internet em casa, por isso, a minha matrícula foi feita na própria escola. Eu só tenho que elogiar a iniciativa da Seed por ter facilitado a vida de todos os alunos”, disse Larissa Andrade.

Edson Antunes de Oliveira, por já ser aluno do Colégio Rodrigues Dória, não precisou recorrer ao processo online, já que a matrícula dele foi efetuada automaticamente, mas elogiou o novo processo adotado pela Seed. “Vários colegas disseram que não tiveram dificuldades de se matricular. Para quem encontrou dificuldade nossa escola colocou funcionários para auxiliar na matrícula”.

Para facilitar a vida dos alunos e dos responsáveis legais, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) também disponibilizou um chat virtual (atendimento feito de forma online por profissional capacitado), no Portal de Matrícula.

No site da Educação, por exemplo, tem uma relação das instituições de ensino integrantes da rede estadual com os respectivos níveis, modalidades de ensino, período de matrícula e vagas ofertadas.

“O processo atingiu de forma positiva as nossas expectativas. Aconteceram pequenos problemas pontuais, mas tudo foi resolvido pela equipe de informática da Seed. Sergipe está dando exemplo para o restante do país ao efetivar a matrícula online em todas as escolas da rede”, afirmou a diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), professora Maria Lúcia Góis.

Implantação

“Tomamos todos os cuidados necessários para que tudo ocorresse de forma positiva e conseguimos graças ao empenho dos servidores, professores e equipes diretivas. Posso afirmar categoricamente que a matrícula online em Sergipe é um sucesso absoluto”, ressalta o coordenador de Informática (Codin) da Seed, Everton Siqueira.

Antes de implantar a matrícula online em Sergipe, o coordenador da Codin visitou as secretarias de Estado da Educação de Alagoas e Pernambuco.

“Em Alagoas, por exemplo, apenas Maceió tem algumas escolas que utilizam a matrícula online, enquanto que em Pernambuco somente a capital, Recife, utiliza esse processo”, informou.

Um dos pontos positivos do processo de matrícula online em Sergipe é que qualquer escola da rede pode ser utilizada para a efetivação do aluno. “Caso ele queira estudar em outra escola, poderá utilizar o laboratório de informática de outra unidade de ensino. O processo foi implantado para facilitar do aluno, nosso foco principal, a razão maior da Secretaria de Estado da Educação”, disse o secretário Jorge Carvalho.

O diretor do Colégio Barão de Mauá, professor Roberto Ribeiro Moura, informou que os 1.075 alunos da unidade de ensino não tiveram dificuldades para garantir uma vaga. “Com ajuda da Codin, nos colocamos à disposição dos alunos na efetivação da matrícula. Tenho vários relatos de pais enaltecendo o novo sistema implantado pelo governo Jackson Barreto, por meio da Seed”.

A experiência inovadora de Sergipe está despertando interesse de alguns estados. Um representante de uma empresa de São Paulo procurou o coordenador de Informática da Seed para obter informações sobre o sistema.

“Constantemente somos convidados para explicar o sistema da matrícula online que foi implantado no Estado de Sergipe. É mais uma prova do sucesso do trabalho determinado pelo secretário Jorge Carvalho”, disse Ewerton Siqueira.

Igualdade de direitos

O ano letivo no Colégio John Kennedy começou na última terça-feira, 12, e de acordo com a professora Lícia Cristina, os 740 alunos foram matriculados sem problemas.

“Muitos deles confirmaram a matrícula em casa ou em lan houses. A matrícula online acabou de vez com velhos problemas que atormentavam os pais de alunos. Além das longas filas, evitou que determinados colégios escolhessem seus alunos. A partir de agora, todos os alunos são tratados de forma igualitária, sem privilégios”, disse a diretora.

O estudante Lucas de Freitas Silva confirmou a comodidade. “Antes, a minha mãe perdia um dia de trabalho para efetuar a minha matrícula. Este ano, em poucos minutos, o meu nome já estava garantido no colégio. O sistema online só trouxe resultados positivos para nós alunos”.

Leila Santos de Jesus concordou com o raciocínio do colega. “Excelente em todos os aspectos. Quem por acaso reclamou é porque teve problemas com a internet, mas todos os colégios do estado estavam à disposição dos alunos”, disse.

Para a dona de casa Estela Márcia Martins, os investimentos em tecnologia pelo Governo do Estado trazem vantagens que vão além da comodidade oferecida no período da matrícula. “Era um sofrimento para matricular os filhos. Ficava o dia quase inteiro na fila, mas esse problema não existe mais. Não só fiz a matrícula online como posso acompanhar a vida escolar deles por meio do Diário Eletrônico”.

Link

Para solicitar vagas para novos alunos na rede pública estadual, basta o pai ou responsável acessar o site www.seed.se.gov.br , no link Portal de matrícula Online, informar um conjunto de dados pessoais e escolares do aluno, apontar a escola desejada, imprimir a via de confirmação e entregá-la na unidade de ensino em que o aluno pretende estudar em 2016, até o primeiro dia de aula.

Leia também