Aracaju, 29 de março de 2024

CONSELHEIRO CLÓVIS BARBOSA PROFERE PALESTRA EM ALAGOAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
CLOVIS_TCE

Prefeitos e presidentes de câmaras dos municípios alagoanos conheceram na manhã desta segunda-feira, 25, os resultados de ações desenvolvidas pelo Tribunal de Contas de Sergipe no exercício do controle externo. A oportunidade se deu por meio do conselheiro-presidente Clóvis Barbosa de Melo, que proferiu palestra no TCE de Alagoas com o tema “A função técnica do órgão de controle externo perante a sociedade”.

A explanação de Clóvis iniciou os trabalhos no I Encontro Interestadual de Capacitação Técnica, desenvolvido através de uma parceria entre as Escolas de Contas de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Além dos gestores municipais, entre os presentes na ocasião estavam ainda os presidentes dos TCEs de Alagoas e da Bahia, conselheiros Otávio Lessa e Inaldo da Paixão, respectivamente.

O presidente do TCE de Sergipe apresentou as competências dos Tribunais de Contas, detalhou de que forma ocorre cada tipo de controle, seja interno, externo ou social, e adentrou nos resultados de inspeções e auditorias feitas pela Corte sergipana que proporcionaram economia nos gastos públicos.

“Os Tribunais de Contas têm um papel de fundamental importância na preservação do patrimônio”, enfatizou o conselheiro, citando casos e os resultados de auditorias feitas pelo TCE/SE em órgãos como a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), o Hospital da Polícia Militar e a Câmara Municipal de Aracaju, entre outros.

O conteúdo apresentado foi elogiado pelo presidente do TCE/BA. “O conselheiro Clóvis nos trouxe uma palestra fantástica, mostrando o como é importante auditar e o quanto é importante a presença do auditor in loco”, destacou o conselheiro Inaldo da Paixão, que na sequência proferiu palestra com o tema “Breve abordagem sobre fraudes na administração pública”.

A parceria entre os Tribunais e a qualidade das exposições também foram enaltecidas pelo prefeito do município de Jequiá da Praia e presidente da Associação de Municípios de Alagoas (AMA), Marcelo Beltrão: “Esse intercâmbio é muito favorável para os municípios alagoanos”, concluiu.

O último palestrante do evento foi o analista de controle externo do TCE/SE, Marcos Souza Ferreira, que falou sobre “LRF e Gestão Fiscal Responsável no Final de Mandato”.

O Projeto virá a Sergipe no dia 9 de maio, quando haverá um ciclo de palestras, das 8h às 13h, para os prefeitos e presidentes das Câmaras de Vereadores dos 75 municípios sergipanos.

Fonte: TCE

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também