Aracaju, 28 de março de 2024

Curso de formação da Provinha Brasil chega ao DEA (Fonte: Assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
DEA

Até o dia 29, coordenadores pedagógicos e representantes de professores que lecionam nas turmas de 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino estarão participando do curso de Formação da Provinha Brasil 2016.

Hoje, 25, o curso está sendo aplicado aos coordenadores do Departamento de Educação Estadual – DEA. O objetivo do treinamento é orientar os participantes acerca da sistemática de aplicação dos testes de leitura e matemática que compõem a Provinha Brasil, bem como a utilização do Sistema de Gerenciamento dos Resultados com foco nas intervenções pedagógicas

“Garantir que o instrumento de aplicação tenha rigor e para isso é preciso ter conhecimento do material, por isso a importância do curso de formação para todos os professores-aplicador”, disse Joniely Cheyenne Moura, coordenadora estadual da Provinha Brasil.

A Provinha Brasil tem como objetivo gerar um diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos, permitindo uma intervenção imediata em sala de aula, levando a escola a repensar suas práticas pedagógicas. E, ainda, traz contribuições para a organização do trabalho docente.

Vale ressaltar que os professores e os gestores, com base nos resultados da avaliação, devem refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida na escola.

O intuito dessa reflexão, segundo Joniely, “é redefinir o planejamento de ensino e aprendizagem, modificando-o, especificando-o, aprimorando-o. Isso significa considerar que os resultados da Provinha Brasil podem redimensionar objetivos e metas do trabalho pedagógico que será desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental”, diz.

A Provinha Brasil será aplicada na Rede Estadual no período de 02 a 06 de maio. Cada turma realizará os testes em dois dias – no primeiro será aplicado o teste de leitura e no segundo o teste de Matemática.

Assessoria de Comunicação da SEED

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também