Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

UMBAÚBA: PREFEITURA RECLAMA DO ATRASO NO REPASSE DE VERBAS

O impasse entre a prefeitura municipal de Umbaúba e o governo do estado continua. Com o atraso do repasse das verbas destinadas à saúde municipal, o prefeito Zé de Francisquinho tem enfrentado sérios problemas para manter o atendimento nos hospital de nos postos de saúde do municipio.

Na manhã desta segunda-feira (25), o secretário de comunicação do município divulgou uma nota onde ele explica como está a situação da saúde em Umbaúba.

Veja o que diz a nota:

O HPP de Umbaúba Dr José Nailson Moura, é composto, diariamente, por uma equipe de saúde multiprofissional, sendo um medico plantonista, um enfermeiro, três técnicos de enfermagem no posto de enfermagem, 01 técnico de enfermagem na sala de pequenos procedimentos e 01 técnico de enfermagem no setor de esterilização.

Esta equipe trabalha em conjunto visando o melhor atendimento ao paciente. Nesses três primeiros meses do ano o número de atendimentos superaram as médias dos últimos anos, contabilizando 7100 atendimento , às vezes chegando ao quantitativo  de 160 atendimentos em um plantão de 24 horas.

Esse aumento expressivo de pacientes deve-se principalmente aos casos suspeitos de Chikungunya, que chegam a unidade queixando-se de  febre de início súbito maior que 38 graus e dor articular, ou artrite intensa de início agudo, não explicada por outras condições clínicas.

Grande parcela desses são pacientes  são procedentes das cidades circunvizinhas, como Santa Luzia, Cristinápolis, Itabaianinha, Indiaroba e Araua, visto que nesses municípios não tem atendimento de Urgência 24 Horas por semana, a exemplo de Umbaúba. Associado a esse aumento de atendimento há aumento importante de gastos com materiais médico hospitalar, medicamentos, oxigênio que são oriundo de recursos próprios, administrado pelo prefeito Zé de Francisquinho, que estar fazendo o possível e o impossível para manter os Umbaubenses assistidos, visto que não estar recebendo o repasse estadual e nem contrapartida dos dos municípios circunvizinhos.

O  HPP  de Umbauba é uma instituição de pequeno porte, destinado aos atendimentos de baixa complexidade,  realizamos os atendimentos urgência e emergência às vítima de acidente de moto, de arma de fogo, de arma branca, com doenças cardiovasculares (infarto, insuficiência cardíaca descompenssada). São executados pequenos  procedimentos cirúrgicos diariamente como, sutura, drenagens de abcesso, desbridamento de lesões em situações de urgência e  uma média de 50 curativos  dos munícipes, alem do atendimento inicial as gestantes adscritas neste município.

Os casos que são mais complexos, isto é, que  exigem atendimento especializado e internamento,  são encaminhados para nossas contra referencias estaduais, a quem é de responsabilidade da contrarreferência, como os hospitais Regional de Estancia e o Hospital de Urgência de Sergipe.

Nesse ponto, as dificuldade que vem à tona frequentemente, que é o déficit de unidade de unidades moveis do SAMU estadual, causando demora na remoção do paciente para os hospitais de referencia,  constrangimento para a população, visto que pacientes graves só podem ser transportado na companhia do médico, sendo esta situação uma responsabilidade da secretaria de saúde do estado, outra situação problemática é a dificuldade de vaga para pacientes, seja devido a falta de médico e a superlotação dos os hospitais   Regional de Estância e de HUSE demorando a transferência para a unidade especializada.

Por: Cléo Menezes, secretario de comunicação da prefeitura de Umbaúba

Leia também