Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Guerra civil à vista

 

O desejo da burguesia em derrubar a presidente Dilma Rousseff (PT) visando alterar a política econômica, a pequenez da oposição, que insiste no 3º turno das eleições, e o oportunismo da grande mídia, estão empurrando o Brasil para uma sangrenta guerra civil. Comandada pelo réu Eduardo Cunha (PMDB), a Câmara Federal forneceu a fogueira, devendo o Senado do denunciado Renan Calheiros (PMDB) patrocinar o combustível necessário à explosão do confronto. O alarmante desemprego, a crescente violência e o ódio destilado pelas redes sociais são os ingredientes restantes para deflagrar a luta de irmãos contra irmãos. Engana-se quem pensa que os opositores ao impedimento da petista aceitarão passivamente a derrubada da presidente. Movimentos organizados como o MST, CUT, quilombolas, artistas e estudantes vão às ruas lutar contra o que chamam de golpe e, inevitavelmente, se confrontarão com o braço armado do Estado e os partidários do impeachment. Portanto, está na hora de os verdadeiros líderes políticos, religiosos e empresariais, além da Justiça, tentarem evitar que se tencione ainda mais o já esgarçado tecido social brasileiro, antes que cheguemos a um caminho sem volta. Por mais justas que pareçam, as paixões políticas não justificam uma guerra civil.

Tá invocado

Não pronuncie o nome da deputada estadual Ana Lúcia (PT) na frente do governador Jackson Barreto (PMDB). Invocado com a oposição feita pela aliada petista ao seu governo, JB esquiva-se do assunto tão rápido quanto o diabo foge da cruz. “Hoje só falo sobre as obras do governo”, afirmou Barreto, ao ouvir um repórter citar o nome da parlamentar. Aff, Maria!

Namoro escondido

Embora não neguem o interesse político que um tem pelo outro, o senador Eduardo Amorim (PSC) e o deputado federal Valadares Filho (PSC) evitam falar sobre uma possível aliança política. Até parecem jovens namorando às escondidas dos pais. O parlamentar cristão insiste em negar que já tenha se encontrado com Vavazinho para tratar sobre as eleições em Aracaju: “Se alguém comentou isso foi porque quis criar algum fato”. Ôch, será?

Silêncio preocupa

E os empregados do comércio estão preocupados com o ensurdecedor silêncio dos patrões às suas reivindicações. Segundo a Federação representante da categoria, os empresários deram calado por resposta à pauta de reivindicações da convenção coletiva de 2016/2017. “Espero que o presidente da Fecomércio, deputado Laércio Oliveira (SDD), não desrespeite o entendimento mantido há anos por empresários e trabalhadores”, afirma Ronildo Almeida, representante dos comerciários.

Casa de condenados

Muita gente não sabe o que “a Assembleia faz por todos os sergipanos”, mas tem na ponta da língua os nomes dos sete deputados estaduais e dois federais cassados. Todos são acusados de terem botado a mão grande nas verbas de subvenção do Legislativo. Pra quem não lembra, segue a relação dos condenados: Augusto Bezerra (PHS), Paulinho Filho (PTdoB), Samuel Barreto (PSL), Gustinho Ribeiro (PRP), Jeferson Andrade (PSD), Venâncio Fonseca (PP), Zezinho Guimarães (PMDB), João Daniel (PT) e Adelson Barreto (PTB). Em outros processos, também foram sentenciados os deputados Luciano Bispo (PMDB) e Valmir Monteiro (PSC). Um horror!

Crise braba

Embora tenha uma excelente arrecadação, Canindé vive a sua pior crise, provocada, em grande parte, pela péssima administração do prefeito Heleno Silva (PRB). Sem capacidade para governar, a ponto de já ter ameaçado renunciar várias vezes, o pastor promete decretar situação de emergência financeira no município. Segundo ele, o que arrecada, mal dá para pagar a folha de pessoal. O sonho de Heleno Silva agora é disputar uma cadeira no Senado em 2018, “emprego” bem mais confortável. Resta saber o que o povo pensa disso!

Saúde doente

É grave a situação do hospital regional de Nossa Senhora da Glória. Segundo o deputado estadual Gilson Andrade (PTC), aquela unidade de saúde está a ponto de fechar as portas, pois não dispõe de quase nada para atender aos pacientes. “Esta é uma situação absurda, um desrespeito com a população do sertão. Que saúde é essa oferecida aos sergipanos pelo governo do estado?”, questiona. Lastimável!

Luto

Morreu ontem em São Paulo, o jornalista e produtor musical Fernando Faro, 88 anos. Nascido em Aracaju, ele foi para a capital paulista estudar Direito. Não chegou a completar o curso, pois passou a trabalhar como repórter de jornal. Sua atuação na televisão começou em 1951. Na década de 60, passou a produzir musicais, tendo trabalhado com artistas do naipe de Ney Matogrosso, Dorival Caymmi, Gal Costa, Chico Buarque, Marcos Valle e tantos outros.

Bom de borrachudos

Sergipe teve o 8º maior percentual de devoluções de cheques sem fundo em março último: 5,28%. Segundo Indicador Serasa Experian, o percentual de devoluções de “borrachudos” no Brasil, no mês passado, alcançou a marca histórica de 2,66%. Em Sergipe, o índice verificado em março foi maior que os 4,91% registrados em fevereiro. Em março de 2015, a devolução de cheques pela segunda vez por falta de fundos no estado havia sido de 4,45%.

Sem prestígio

E Sergipe não conseguiu emplacar um único senador na comissão que analisará a admissibilidade ou não do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Antônio Carlos Valadares (PSB), Eduardo Amorim (PSC) e Ricardo Franco (DEM) – ou seria Maria do Carmo Alves? – terão que se contentar em votar favoráveis ao impedimento da petista. Quanto desprestígio!

Recorte de jornal

Publicado no Sergipe Jornal, em 27 de outubro de 1926.

Resumo dos jornais

Leia também