Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Bancada de João não tem legitimidade de recomendar cuidado com promessas

Por: Eliz Moura

“Bancada de João não tem legitimidade para recomendar cuidados com promessas em campanha eleitoral”. A avaliação é do líder do PSB, vereador Bertulino Menezes, ao comentar pronunciamentos de vereadores da base de apoio ao prefeito na Câmara Municipal de Aracaju. “Essa recomendação pode até partir da oposição porque reconhece que o prefeito João Alves Filho não cumpriu quase nada do que prometeu na campanha de 2012”, avisou.

A contestação de Bertulino foi feita, durante o grande expediente da sessão legislativa, na manhã desta quarta-feira (27/04), em reação ao pronunciamento do vereador, Adriano Taxista (PSDB), que recomendou cuidado aos pretensos candidatos ao apresentarem propostas, denominando o prefeito João Alves de “gigante”, numa tentativa de exaltar a experiência administrativa e as realizações da atual administração na Prefeitura de Aracaju. “Esta recomendação partir de um vereador aliado de João Alves, é querer demais” criticou.

Desordem mental – “Fico perplexo com a fala do vereador Adriano,  que diz que o prefeito é um gigante, do ponto de vista de gestão. Gigante que colocou a cidade no caos. Quem diz isso é a população aracajuana, que impõem 70% de rejeição à administração, segundo as pesquisas”, apontou, classificando o pronunciamento do aliado de João Alves como uma “desordem mental”.

“Falar de João Alves, como cumpridor de promessas, falar da sua experiência gigantesca enquanto gestor, não cabe. Até acho que o prefeito João Alves Filho, em épocas passadas, foi um grande gestor. Atualmente, do ponto de vista de gestão, acho que está ultrapassado”, ponderou, relembrando críticas recentes e ressaltando o empenho do prefeito em exercício, José Carlos Machado, que esforça para dinamizar a administração municipal durante o curto prazo em que está à frente da PMA.

“O prefeito interino, José Carlos Machado, no pouco tempo que está à frente da administração, tem tentado revolucionar porque ele é realmente um homem dinâmico”, reconheceu.

Obras e promessas – Bertulino criticou principalmente trecho do pronunciamento de Adriano que exaltou como obra do prefeito a instalação de um semáforo no bairro América. “Pelo amor de Deus, semáforo não é obra”, corrigiu, criticando também a exaltação a uma pavimentação. “Pavimentação não é obra, é manutenção”.

O líder do PSB disse não entender como, depois que João Alves abandonou o bairro Dezessete de Março, abandonou o Marivan,  ao assumir a titularidade, Machado anunciou a pavimentação de 50 ruas em apenas 150 dias. “Exatamente durante o período eleitoral”, denunciou.

“Como consegue enganar assim a população? Será que a população do Marivan vai achar que só agora, depois de 3 anos e 4 meses, a prefeitura saiu da crise? Ela saiu da crise agora com a ausência do prefeito João Alves Filho e com a chegada do prefeito José Carlos Machado?”, provocou, denunciando que a previsão de entrega da pavimentação das ruas coincide com a véspera da eleição.

Repulsa – “A repulsa à administração agora vem de toda base”, disse Bertulino, em referência ao pronunciamento do também aliado de João Alves, vereador Agamenon Sobral, que reclamou do abandono da Escola Anísio Teixeira.

Ele evidenciou ainda o pronunciamento da vereadora Daniela Fortes, que reclamou atraso no andamento de obras no Conjunto Jk. “Compreendo a sua angústia vereadora pela forma como esta administração vem sendo tocada”, solidarizou-se.

Sem ar – Bertulino voltou a relembrou que outro aliado de João, conforme pronunciamento anterior na tribuna da CMA, anunciou que pretendia atribuir nota a cada secretário municipal.  “O próprio vereador Jailton Santana reconheceu e fez a denúncia, na área de saúde, que um posto lá na região de Areia Branca, no Mosqueiro, faltava um ar condicionado. “O problema de ar condicionado não se limita só a Areia Branca não”, advertiu, apontando a Zona Norte, o Santos Dumond e outros bairros, lembrando ainda que o prefeito havia prometido transformar a Zona de Expansão em bairro modelo. “Se uma administração não consegue resolver o problema de um ar condicionado, imagine resolver os problemas do município”, lamentou.

Contradições – Para Bertulino, as contradições expostas pela base do prefeito na CMA não dão a ele condições de fazer nenhuma recomendação aos pré-candidatos adversários. “Quando o vereador Adriano faz este pronunciamento, associado às reclamações dos colegas, cria dificuldades para o líder do prefeito Ivaldo José, demonstrando falta de sintonia na base de João Alves.

Ainda assim, ele parabenizou a coragem dos vereadores da base em denunciar a inoperância de setores da administração e lembrou algumas das promessas não cumpridas por João Alves, como; a praça do Siqueira Campos, o mercado do Siqueira Campos, as ciclovias, a iluminação pública com câmeras de grande alcance para diminuir a violência, manutenção de terminais e recuperação de abrigos de ônibus, além da falta do projeto de revisão do Plano Diretor.

Cobrança – “O presidente desta Casa, vereador Vinícius Porto, disse que nós iríamos votar o Plano Diretor ainda no primeiro semestre de 2016, antes do período eleitoral”, protestou, dizendo que o democrata não honrou a própria palavra. “A irresponsabilidade é da administração, que através do secretário Igor Albuquerque enviar em setembro do ano passado”, reconheceu.

Gabinete Vereador Bertulino Menezes

Leia também