Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

INSCRIÇÃO PARA CURSO FORMAÇÃO PROFESSOR VAI ATÉ O DIA 5 DE MAIO

Rede Universidade do Professor quer que todo professor tenha curso de formação na disciplina que leciona

O Ministério da Educação abriu inscrições para os professores efetivos da rede pública que desejarem completar a formação nas disciplinas que já lecionam. O sistema denominado de Rede Universidade do Professor será através da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As vagas são reservadas para docentes que atuam nas seguintes disciplinas: Matemática, Química, Física, Biologia, Português, Ciências, História e Geografia.

Os professores interessados na formação poderão se inscrever nos cursos por meio da Plataforma Freire, até o dia 5 de maio. No momento da inscrição o professor poderá escolher entre a modalidade à distância ou presencial. Depois de inscritos, as secretarias estaduais e municipais de educação terão de 6 de maio a 6 de junho para validar as inscrições dos docentes. O resultado será divulgado até 30 de junho e os cursos à distância terão início já no segundo semestre deste ano, com prioridade para a formação de primeira licenciatura.

São disponibilizadas pelo MEC 105 mil vagas para o segundo semestre de 2016 nas instituições federais de educação, sendo 81 mil na modalidade educação à distância, por meio da UAB, e 24 mil vagas presenciais remanescentes.

Gabrila Zelice, diretora do Departamento de Educação da Secretaria de Estado da Educação, informou que o grande foco é fazer com que os professores formados em uma área do conhecimento e que estão lecionando outra área, façam o curso de formação para a disciplina que eles lecionam. “É um pequeno quadro, mas existe. Queremos fazer com que o professor tenha formação na área que ele leciona”, afirmou.

Os telefones do Departamento de Educação estão disponíveis para elucidar qualquer dúvida, através dos números (79) 3194 3346 ou (79) 3194 3357. As inscrições acontecem através do endereço http://freire.capes.gov.br/

Formação adequada

Baseado em informações do Censo Escolar 2015, entre os 709.546 professores efetivos do país que lecionam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, 334.717 têm a formação para a disciplina que ensinam em sala de aula, enquanto 374.829 precisam complementar a formação superior. Estes casos representam docentes que não têm a licenciatura nas disciplinas que aplicam, ou não têm o grau de bacharel na área.

A proposta da Rede Universidade do Professor é reduzir o número de professores que lecionam disciplinas para as quais não têm a formação adequada.

UAB
Criada em 2005, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância.

O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos Estados, Municípios e do Distrito Federal. Hoje, o Sistema é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED), da Capes.

Pelo sistema UAB são ofertados os seis mestrados no formato semipresencial do país: o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), criado em 2010; o Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e o Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF (ProFis), lançados em 2013; e os Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Artes (ProfArtes), Administração Pública (ProfiAP) e Ensino de História (ProfHistória).–

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também