Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

NÚMERO ATENDIMENTO NA JUSTIÇA ELEITORAL DOBRA EM RELAÇÃO 2014

Por: Juliana Paixão

O prazo de atendimento para requerimento de alistamento, transferência e revisão termina em 4 de maio de 2016. Desde o começo do ano até o dia 20 do mês de abril já foram realizados 68.955 atendimentos. Isto implica um acréscimo de cerca de 120% no número de atendimentos em relação ao mesmo período de 2014, ano das eleições gerais.

Esse número está diretamente relacionado ao interesse despertado pelas eleições municipais, já que os cargos em disputa guardam maior proximidade com os eleitores. Isto os incentivaria a regularizarem sua situação cadastral junto à Justiça. De acordo com o coordenador das eleições, Marcelo Gerard, trata-se de um dado estatístico, mas também histórico.

Entre os processos de atendimento mais procurados este ano, destaca-se o alistamento, no qual o eleitor adquire a sua primeira inscrição eleitoral. A cidade que apresentou o maior crescimento no número de alistamentos foi a Capital sergipana com um aumento de 1,57%. Já a cidade de Nossa Senhora do Socorro apresentou o segundo maior crescimento proporcional, com 0,27%.

O coordenador das eleições, Marcelo Gerard, destaca que há uma previsão de aumento de número de atendimento até o dia 4 de maio. Vale ressaltar que os Cartórios Eleitorais distribuem senhas diárias, de acordo com sua capacidade de atendimento. Para evitar filas, também é possível realizar o agendamento do seu atendimento pela internet no site www.tre-se.jus.br. (https://apps.tre-se.jus.br/agendaBiometria/publico/)

Leia também