Aracaju, 17 de abril de 2024

Em pronunciamento na Alese, deputado afirma que PMs podem entrar em greve

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

Num discurso que chamou a atenção de quem estava no Plenário da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Capitão Samuel alertou o governador Jackson Barreto para o nível de insatisfação da Polícia Militar de Sergipe. Segundo ele, a tropa aguarda uma sinalização para discutir um projeto que trata da carreira e dos vencimentos. O parlamentar disse que o exemplo de Pernambuco, onde as polícias Militar e Civil estão em greve, pode se repetir em Sergipe.

“Essa palavra (greve) é forte. Mas uma assembleia com mais de dez mil policiais decidiu pela greve. Por causa do movimento, em Pernambuco muitos vão sofrer perseguições, processos e prisões, mas eles chegaram ao consenso que a polícia precisava ser valorizada”, disse Capitão Samuel, que teme uma ação semelhante em Sergipe. O deputado não acredita que se repita o movimento de 2009, aqui no Estado, quando os PMs só se manifestavam durante as folgas. “Tudo tem limite”, observou.

O deputado declarou que na Grande Recife, a partir do movimento grevista, houve um aumento considerável no número de delitos. “Dobrou o número de homicídios. O IML passou a recolher o dobro do número de corpos”. Segundo Capitão Samuel, movimentos como o de Pernambuco costumam deflagrar protestos em série em vários estados. “Os protestos que começaram na Bahia se alastraram pelo país. O mesmo aconteceu em Belo Horizonte e também em Sergipe. O movimento que ocorreu aqui teve reflexos em todo o país. Em Pernambuco é greve mesmo, os PMs não estão indo para as ruas”, explicou.

“Se não há dinheiro então que se adote o critério em que a categoria seja atendida quando o Estado sair do limite prudencial”, sugeriu Capitão Samuel, que espera a retomada das negociações. O projeto, ressaltou o parlamentar, já está nas mãos de vários secretários e até com Jackson Barreto, mas engavetados. “Em Pernambuco fizeram o mesmo e agora querem discutir com os policiais. Mas será que a PM vai voltar para as ruas por causa disso ou só quando o projeto for para a Assembleia”, questionou o parlamentar, que agradeceu o empenho do presidente da Alese, deputado estadual Luciano Bispo, por tentar uma solução para o impasse.

Capitão Samuel alertou o governador e sua base de apoio na Assembleia para a gravidade da situação. Lembrou que os policiais estão há vários anos tentando mostrar o que querem, não conseguem reajuste e nenhum avanço nas negociações. O parlamentar disse que a categoria possui um projeto baseado nas propostas que o governo tem encaminhado para outras categorias, mas teme que a aprovação da PEC da presidente Dilma Rousseff, que trata de arrocho aos servidores, prejudique as intenções dos militares em obter reajustes e outras conquistas. “Que o governo abra o diálogo e evite problemas com o que acontece em Pernambuco”.

Da Agência Alese

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também