Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

MULTINACIONAIS VÃO FORNECER GÁS PARA TERMOELÉTRICA PARA SE

igor|nogueira

O governador Jackson Barreto participou da cerimônia de assinatura de acordo entre as empresas Golar/Genpower e a Exxon Mobil para fornecimento de gás natural para a Usina Termoelétrica Porto de Sergipe. O evento correu no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 27, e é um passo significativo para a implantação da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe.

A Golar/GenPower Brasil Participações S.A. é uma joint venture formada pela britânica LNG Power Limited, uma subsidiária da Golar LNG Limited e a GenPower Participações S.A. As empresas anunciaram no último dia 04 de março um acordo para o fornecimento de gás natural. A Exxon Mobil é uma das maiores fornecedores de gás natural do mundo.

A Usina Termoelétrica Porto de Sergipe terá capacidade de geração de 1,5 GW. O projeto prevê a geração de energia a partir do gás natural, com entrega prevista para cinco anos e correspondeu a 78,9 % de toda a demanda de energia contratada no Leilão A-5 de abril de 2015. Trata-se da maior usina termoelétrica em instalação no Brasil, com investimento de cerca de US$ 850 milhões.

“Este projeto consolida a vocação de fornecedor de energia que Sergipe possui para o restante do país. Sei que não teremos o projeto finalizado até o final do meu mandato, mas estará iniciado, muito bem estruturado e produzindo resultados para o nosso estado e para o nosso país. É uma grande aposta no nosso futuro, no futuro das nossas gerações. É uma fronteira nova que estamos trazendo para Sergipe, gerado empregos, trabalho e felicidades para meu povo. Da parte do governo, os senhores podem esperar todo apoio e transparência nas relações”, disse o governador Jackson Barreto.

Pela Genpower assinou o termo de acordo o empresário Marcos Grecco, pela ExxonMobil, Richard Guerrant, e Eduardo Maranhão representando a Golar LNG.

Em dezembro de 2015, a GenPower apresentou ao Governo do Estado, em reunião com o Governador Jackson Barreto, informações sobre o cronograma da implantação da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe, vencedora do Leilão A-5 de abril de 2015.

Na ocasião, foram apresentadas informações sobre a participação de mais duas Usinas Termelétricas, a Laranjeiras e a Governador Marcelo Déda, no Leilão A-5 do primeiro semestre de 2016, bem como sobre o funcionamento da importação do Gás Natural Liquefeito que alimentará as Usinas e operação de uma unidade flutuante de regaseificação de gás que funcionará no Terminal Marítimo Ignácio Barbosa (Porto de Sergipe) para atender todo o projeto.

Os três projetos têm capacidade de geração de 2.942 MW, com investimento de US$ 1,5 bilhão na construção das três plantas. O projeto recebe apoio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) e já possui licença prévia expedida pela Adema para instalação de um complexo de termelétricas.

Com esse projeto,  o Governo do Estado pretende que a GenPower se articule com as empresas locais na implantação da Unidade Termoelétrica do Porto de Sergipe.

Acompanharam o governador o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Francisco Dantas, Comunicação, Sales Neto, o sub-secretário para assuntos energéticos, Oliveira Júnior e o assessor para assuntos econômicos, Ricardo Lacerda.

Fonte: ASN

Leia também