Aracaju, 28 de março de 2024

DEA promove oficina pedagógica sobre Robótica Educacional (Foto: Assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
EBP0663

O laboratório do Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa, em Aracaju, será o local de realização da oficina pedagógica “Robótica Educacional”. A oficina será ministrada, na modalidade presencial, nessa sexta-feira, 29, pelo professor Flávio Gilberto Bento da Silva e sua equipe de alunos da rede estadual, para alunos da Escola Estadual Rodrigues Dórea.

A modalidade de Educação a Distância (EaD) será acompanhada pelas técnicas do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/DEA), Rivanildes dos Santos e Rozinete da Rocha. A oficina de Robótica Educacional objetiva capacitar docentes e discentes para utilizar as tecnologias voltadas para a robótica, com uso de softwares livres.

Conforme explica o professor Flávio Gilberto Bento essa atividade é importante, porque auxilia na aprendizagem dos componentes curriculares, colocando os educandos em contato com as tecnologias e suas linguagens.

De acordo com o professor Flávio Gilberto, a proposta é instigar os estudantes a mobilizar conhecimentos das ciências, da matemática e de outras áreas, como um compromisso social. “Ressignificar conceitos científico-tecnológicos através de atividades experimentais e lúdicas, favorece o desenvolvimento das múltiplas inteligências”, ressalta.

Numa perspectiva de compartilhamento e aplicação do conhecimento escolar a Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE/SEDH/DED) também está envolvida na ação, haja vista que, “discute problemas relativos às tecnologias aplicadas à educação com os NTE1s, por meio de um processo imprescindível que desenvolve possibilidades integrado com a comunidade escolar, afirmou Rozinete da Rocha, técnica do NTE/DEA.

A técnica reforçou, ainda, que a robótica educacional representa um recurso tecnológico rico no processo de ensino e aprendizagem, pois contempla o desenvolvimento pleno do aluno, propiciando atividades socioculturais, tornando professores e alunos cidadãos autônomos e responsáveis.

Assessoria de Comunicação da SEED

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também