Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

SMS promove mutirão para atualizar consultas bebês com microcefalia (Foto SMS)

MICRO

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu na tarde desta quinta-feira, 28, um mutirão para atualizar as consultas e dar andamento ao atendimento dos bebês com Microcefalia. A ação foi realizada no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), que faz parte da Rede de Atenção Especializada (Reae) da SMS, e contou com a parceria do Programa Saúde da Criança e do Adolescente.

O médico geneticista do Cemca, Emerson Santana, realizou o atendimento das crianças e explicou que o primeiro mutirão abrangeu mais bebês, pois todos foram atendidos em um único dia. “Já nesse novo mutirão estamos convocando algumas mães com seus bebês. Não serão todos no mesmo dia. Cada semana, durante o período da tarde, estaremos realizando alguns atendimentos, que tem o objetivo de fazer o levantamento do que já feito de exames, se tem algo pendente, além de verificar se estão fazendo as terapias e escutando as mães para saber como estão os bebês”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora do Cemca, Gilziane Araújo, o número de bebês microcefálicos atendidos pelo centro aumentou. “No primeiro mutirão a gente atendia 33 crianças e atualmente já estamos com 39 crianças recebendo o atendimento com os nossos profissionais. Os novos bebês estão realizando as avaliações iniciais”, explicou.

A mãe da pequena Alícia, Joelma Pinto Silva, esteve no primeiro mutirão e retornou para o segundo.  “Eu participei do primeiro mutirão e hoje estou retornando para mostrar todos os exames realizados e tirar algumas dúvidas com o médico, pois ela está se desenvolvendo muito bem, mas não quer se alimentar direito. Desde o primeiro mutirão que eles acompanham e tiram nossas dúvidas e mais uma vez saio daqui muito grata pelo atendimento excelente que minha filha vem recebendo. Com relação aos exames não tenho dificuldade de marcar, eu consigo agendar com muita facilidade”.

“Essa é a segunda vez que venho e sempre elogio o atendimento daqui. Não tenho do que reclamar, pois meu filho já está com seis meses e os médicos me disseram hoje que ele está se desenvolvendo bem e isso é uma alegria para mim, pois ele é meu primeiro filho”, frisou a mãe Samara Santos.

Já a mãe Desirré Cândido Alencar explica que desde que descobriu que seu bebê tinha Microcefalia, começou logo o tratamento do seu filho. “Descobri logo quando ele nasceu que ele tinha microcefalia. Hoje ele já está com cinco meses e graças a dedicação e atenção desses profissionais , meu filho está saudável”, disse.

Ascom SMS

 

Leia também