Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

MORADORES RECLAMAM FALTA DE DIVULGAÇÃO DE REUNIÃO EM DORES

 

Os conselhos de segurança consistem em grupos de pessoas de uma mesma comunidade ou município, que se reúnem no intuito de discutir, analisar e desenvolver práticas de segurança que possam resolver os problemas nas regiões em que eles se encontram.

Pois, bem, não foi assim que aconteceu na reunião pela manhã de quinta-feira, (28-04), na sede do sindicato dos trabalhadores em Nossa Senhora das Dores e contou com a presença de umas setenta pessoas (estudantes de uma escola municipal, professores da mesma escola, secretário da educação e secretário de finanças do município, os quais são tios do atual prefeito. Também compareceu a jornalista Delmanira Brito do Visite Dores e o vereador e professor Vado “no caso estes dois souberam da reunião por acaso  de ultima hora e foram fazer se presentes.

Segundo informações, Ailton Figueroa, presidente do FECONSEG-SE, procurou o prefeito João Marcelo (que é a autoridade do município) e ficou acertado a reunião para ser realizada na manhã da quinta-feira, (28-04),em Nossa Senhora das Dores.

Ficou também acertado que a parte da divulgação sobre a reunião seria de responsabilidade da prefeitura, (não houve nenhuma informação em nenhum meio de comunicação).

Causou estranheza por motivo que a população não teve a divida informação que esta reunião (assembléia) estava prevista para acontecer nesta quinta-feira (28-04), para explicar o que é o “Conselho Segurança do Município” e ao mesmo tempo tratar da escolha dos 14 Membros que ia compor o quadro do Conselho Segurança do Município de Nossa Senhora das Dores.

“01 “Presidente, Vice-Presidente, 1º e 2º Secretário, 1º e 2º Tesoureiro, 1º e 2º Diretor social e 06 Conselheiros Fiscais”.

Segundo Ailton Figueroa, presidente do FECONSEG-SE, são feitas assembléias para que seja explicado à população como funcionam os conselhos. “Fazemos isso para tirar todas as dúvidas das pessoas a respeito do assunto, antes mesmo que o conselho seja criado. Nem a federação, nem o conselho agem sozinhos. Nós precisamos da comunidade para que o trabalho funcione corretamente”, informou.

Para existir, os conselhos de segurança em Sergipe devem reunir no mínimo 40 pessoas. O trabalho nos conselhos é voluntário. O presidente da federação explicou algumas das condições para que os conselhos sejam fundados.

Tudo é feito com muito cuidado e a criação dos conselhos exige uma documentação necessária. Além disso, é importante lembrar que a federação busca pessoas aptas a trabalhar no conselho. Uma das condições para isso é que a pessoa não tenha antecedentes criminais.

De acordo com o presidente da Feconseg, Ailton Figueroa, os conselhos de segurança são escolhidos pela comunidade e atuam de forma preventiva. “Nosso trabalho é voluntário, havendo um mandato de dois anos. Os membros do conselho devem estar dispostos a trabalhar pelo bem das pessoas”.

Por: Delmanira Brito, jornalista do www.visitedores.com

Leia também