Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

GOVERNADOR VAI AO SERTÃO CONHECER ESCOLA REFERÊNCIA

Governador vai ao sertão conhecer a escola estadual que é Referência Brasil em gestão escolar

Durante a visita, Jackson e o secretário de Educação assinaram Ordem de Serviço no valor de R$ 74 mil para reconstrução da rede elétrica da escola

Localizado no município de Itabi, o Colégio Estadual Maria das Graças Menezes Moura, Gracinha, como é conhecido pela comunidade, implementou um modelo de gestão que se tornou sinônimo de referência para todo o país, ao vencer as etapas estadual, regional e nacional do Prêmio Gestão Escolar 2015. O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (CONSED).

Como forma de reconhecer e valorizar o trabalho que tem sido desenvolvido nessa unidade de ensino da rede estadual, o governador do Estado, Jackson Barreto, acompanhado do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, e de lideranças políticas locais, visitou a Escola Referência Brasil nessa sexta-feira, 29. Ele autorizou a execução de obras que garantirão melhorias na infraestrutura do prédio, como a climatização de todas as salas de aula.

“Estamos aqui hoje para homenagear os alunos e a equipe gestora desta escola e também para demonstrar que quando há compromisso com a educação, os resultados aparecem”, declarou Jackson Barreto, após assinar a Ordem de Serviço para construção de uma nova rede elétrica na escola. A medida possibilitará a instalação e funcionamento dos 25 aparelhos condicionadores de ar que a Secretaria de Estado da Educação disponibilizou para a unidade.

Antes de conhecer as instalações físicas do Colégio Gracinha, o governador e sua comitiva assistiram uma pequena demonstração de uma das ações que fazem a diferença na escola de Itabi: o projeto Aulas de Violino, uma iniciativa que levou o estudo e a prática da música erudita para os estudantes do sertão sergipano.

O secretário de Educação afirmou durante a visita que dentre os 49 projetos de reforma e ampliação de escolas da rede estadual, para os quais o Governo do Estado solicitou recursos junto ao FNDE na última terça-feira, em Brasília, está o da Escola Referência Brasil.

Segundo Jorge Carvalho, os serviços de infraestrutura autorizados nessa sexta, serão iniciados já na próxima segunda-feira, dia 2 de maio. “Continuaremos nos esforçando para melhorar a qualidade do ensino que é ofertado nessa escola e consequentemente estamos contribuindo para melhorar seus resultados”, disse o secretário, ao afirmar que o Colégio Gracinha possui uma das melhores notas no IDEB em Sergipe, alcançado 4,2 na última avaliação.

Conquistas

Diretora do Colégio Gracinha, Maria das Graças Albuquerque de Melo, agradeceu publicamente a visita e a homenagem recebida do governador, e aproveitou para solicitar-lhe outras obras, como a construção de uma quadra e de um auditório.

A gestora apresentou a Jackson e ao secretário de Educação o novo e moderno laboratório de informática do Colégio, que foi totalmente reestrutura e recebeu 21 dos 37 novos computadores enviados pela SEED para o Gracinha. A escola teve sua biblioteca reestruturada e ganhou também novos mobiliários escolares para suas salas de aula.

“Vamos trabalhar para construir a quadra dessa escola. Será um prêmio e um reconhecimento a essa gestão, que se tornou exemplo para todo país e que deve servir de modelo para as escolas da rede estadual, garantiu Jackson Barreto, ao afirmar estar orgulhoso por essa conquista da educação pública sergipana.

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também