Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Governo do estado entrega escola em Poço Redondo (Foto: Marcelle Cristinne)

440cc785f1b44c669e3eb4a2035b3428

O governador Jackson Barreto foi recebido por estudantes e moradores de Poço Redondo, no sertão de Sergipe, com festa. O dia foi de entrega da reforma e ampliação do Colégio Estadual Justiniano de Melo e Silva. Todos quiseram ver o prédio que foi totalmente reformado pelo Governo do Estado, com investimento de R$ 434.162,24.

Acompanhado do prefeito Roberto Araújo Silva e de dezenas de outras autoridades, o governador cortou a faixa e descerrou a placa de inauguração. Logo foi conhecer as instalações da nova escola. Passou em cada sala de aula reconstruída, que conta agora com biblioteca equipada e sala de informática, com rede de wifi e acesso direto à internet para todos os alunos.

“As melhorias na estrutura foram fundamentais para dar mais qualidade ao nosso estudo”, disse em tom de comemoração a estudante Angélica Olives.

A escola tem outro aspecto agora. Um muro em torno do imóvel foi construído e à sua entrada foi erguido pórtico padrão Seed. Calçada e acesso à escola receberam nova pavimentação com piso em concreto desempolado, banheiros e cozinha receberam piso cerâmico. Foi realizada a recuperação do reboco interno e externo e as paredes das áreas de circulação, sanitários e salas de aula receberam revestimento cerâmico. Nas salas de aula também foram instalados quadro branco e forro em PVC. O estudante Wesley Tawan gostou do que viu.

“A escola está linda, com estrutura ótima e tudo está muito bem organizado”, celebrou o estudante.

Emocionada com o que viu, a primeira diretora da escola aprovou a mudança. Edileuza Vieira está aposentada há vinte anos, mas não esquece os anos de trabalho duro quando começou a carreira nesta escola. Segundo ela vale a pena ver o resultado.

“A reforma ficou maravilhosa, nós merecemos isso. Quando cheguei aqui tinha apenas três professores e poucas salas de aula. Olha a diferença que está hoje, tudo lindo e muitos recursos para melhorar a vida dos estudantes”, disse a diretora aposentada.

A atual diretora, Maria do Socorro Santana, enumerou as diversas intervenções que trouxeram muitas melhorias para todos os estudantes, professores e funcionários. Segundo ela tudo foi beneficiado. A revisão da cobertura foi feita com telhas em cerâmica, a recuperação do concreto armado dos pilares e vigas, a substituição de calhas e rufos em concreto e das peças em madeira danificadas. As esquadrias de alumínio e ferro da escola foram inteiramente recuperadas, os vidros e as portas que estavam danificadas foram substituídos. As instalações hidrossanitárias passaram por uma revisão que contemplou todos os pontos de água e esgoto, além de ter se efetuado a substituição de vasos sanitários e lavatórios. As instalações elétricas foram recuperadas com a substituição de dutos, fios, cabos, tomadas, interruptores, disjuntores e quadros e instalação de novas luminárias. Um novo cabeamento telefônico estruturado foi implantado na escola.

“Estou muito feliz, não só eu como os alunos e professores. A escola estava praticamente destruída, hoje você vê uma escola nova com tudo novo: cozinha, sala do professor, sala de informática com 18 computadores e internet para os alunos”, disse a diretora Maria do Socorro Santana.

Satisfeito com o resultado o governador Jackson Barreto comemorou junto com os estudantes e moradores da cidade. “Quero me dirigir aos companheiros e companheiras de Poço Redondo e de toda a região para dizer que estou alegre por inaugurar a reforma desta escola, porque sei da importância de um ambiente como este para o crescimento profissional dos nossos estudantes. Estou muito feliz por entregar esta escola que é do tamanho do coração do povo de Poço Redondo”, afirmou.

Depois dos presentes percorrerem todos os cômodos da escola foi a vez do ex-prefeito da cidade, o Frei Enoque, falar sobre a importância da unidade escolar para os moradores da região e deu a bênção.

“Esse prédio é um sinal de bênção para muita gente, funciona em três turnos: de manhã, de tarde e de noite e é responsável pela formação de muita gente”, disse o frei.

O Secretário de Educação, Jorge Carvalho, lembrou que a reforma e ampliação da Colégio Estadual Justiniano de Melo e Silva se insere no planejamento estratégico do Governo do Estado, de, até o final de 2018, reformar todas as 354 escolas da rede estadual dotando-as de um padrão de qualidade, proporcionando melhoria ao processo de ensino e aprendizagem das escolas públicas estaduais, melhorando assim os índices educacionais sergipanos. A escola tinha sérios problemas estruturais e foi totalmente reconstruída. Ele enfatizou a importância do homenageado, que deu nome ao colégio.

“Uma escola que homenageia um sergipano, do qual todos nós temos que nos orgulhar. Justiniano Melo e Silva, um professor que foi um dos fundadores do Ateneu Sergipense, nos anos 70, depois foi viver no Paraná, onde formou uma família ilustre, que tem hoje no Senado Federal o senador Roberto Requião de Melo e Silva”, lembrou o secretário.

O prefeito da cidade, Roberto Silva, começou a fala dele agradecendo a atenção do Governo do Estado para com a educação do município que administra e homenageando os estudantes presentes que receberam uma nova escola para começarem o ano letivo.

“Imagine o orgulho que estou sentindo ao entregar, junto ao governador Jackson Barreto, essa escola, onde estudei quatro anos, agora estou prefeito e sei a importância que a educação tem para o crescimento da população. O senhor está entregando uma escola verdadeiramente condizente com o merecimento da nossa população de Poço Redondo”, declarou.

A também escola passou por adaptações para adequar-se às normas técnicas de acessibilidade com a construção de rampas de acesso, piso e mapa tácteis e placas de sinalização em braile. O Governo do Estado construiu uma casa de gás e implantou sistema de combate a incêndio.

Fonte: ASN

Leia também