Aracaju, 29 de março de 2024

MOVIMENTOS SOCIAIS REALIZAM ATO DO 1º DE MAIO NO SANTA MARIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

 

A crise econômica e política está piorando ainda mais a vida dos trabalhadores, do povo pobre e da juventude brasileira. Mas essa crise não é nossa. É fruto das politicas dos governos e seus aliados, os ricos e grandes empresários da indústria, comércio, bancos, agronegócio e latifundiários, que nesse momento, através dos seus partidos e da mídia tentam convencer a população que só existem duas alternativas: ou apoiar o Impeachment liderado por Cunha e Temer (ambos do PMDB) ou defender o governo Dilma (PT).

Somos contrários ao governo Dilma pela sua política de ajuste fiscal e cortes de investimentos sociais, pela aprovação da lei anti-terrorismo que criminaliza movimentos sociais, pelo pagamento da dívida pública, pelo massacre aos indígenas e negros nas periferias, entre tantas questões. Também não concordamos com a troca de Dilma por Temer, através do impeachment, que foi aprovado na câmara por deputados envolvidos até o pescoço em escândalos de corrupção. A saída deve ser pela esquerda com muita luta e unidade em torno das reivindicações dos trabalhadores e da juventude para construir uma greve geral!

Em Sergipe, sob o governo de Jackson Barreto (PMDB), as demissões e falências jogaram mais de 100 mil homens e mulheres nas humilhantes filas de desemprego, fazendo aumentar a pressão patronal dentro das empresas para rebaixar salários e cortar direitos. A inflação está corroendo a renda das famílias, cada vez mais endividadas e pagando altíssimos juros aos bancos. O funcionalismo público já não sabe o que é reajuste salarial. Atrasos e parcelamentos são constantes, o piso dos professores e o plano de carreira dos servidores não são pagos, e para completar até o IPES Saúde foi atacado, passando a cobrar dos dependentes dos servidores. Um passo maior para a privatização!

Em Aracaju João Alves, Machado (DEM/PSDB) e seus vereadores governam para os ricos e grandes empresários: Instalaram lâmpadas de LED na Beira-Mar, constroem obra turística na 13 de julho e reduzem impostos dos empresários do transporte. Para a maioria da população aumentaram a tarifa de ônibus e o IPTU. Reprimem os trabalhadores informais, como o transporte alternativo, ambulantes e flanelinhas. Esquecem completamente dos bairros e comunidades da periferia. Ainda por cima João pinta faixas de azul no asfalto, chama de BRT e tira férias, mostrando que não está nem um pouco incomodado com a situação dos trabalhadores. Não bastasse todos esses problemas que enfrentamos diariamente, Aracaju e Sergipe estão mergulhados em sucessivos escândalos de corrupção, como nos casos da merenda escolar, das subvenções da assembleia legislativa e das verbas indenizatórias da câmara de vereadores. Um verdadeiro desrespeito!

Em meio a esta crise política, torna-se mais claro que a única saída para a classe trabalhadora brasileira e sergipana é organizar a resistência para enfrentar os ataques dos governos e patrões e construir uma forte greve geral. Dilma, Temer, Jackson Barreto e João Alves não nos representam! A vitória da resistência dependerá da união dos explorados e oprimidos que lutam contra esse sistema falido.

Nossas propostas:

– CONTRA O DESEMPREGO! Que os ricos e grandes empresários paguem pela crise! Redução da jornada de trabalho sem redução de salários! Estatização das empresas que demitem em massa e caloteiam os empregados. Contra a privatização da DESO e do BANESE. Mais concursos públicos! Trabalho digno para todos!

– MORADIA DIGNA PARA TODOS! Redução dos aluguéis. Contra o despejo forçado da comunidade “Nasce a Esperança” e de todos os despejos nas ocupações no campo e na cidade!

– REDUÇÃO IMEDIATA DAS TARIFAS DE ÔNIBUS! Legalização do transporte alternativo! Mais linhas, construção de abrigos e iluminação nas periferias! Estatização das empresas de ônibus e controle popular do sistema de transporte!

– AUDITORIA E SUSPENSÃO DO PAGAMENTO DA DÍVIDA PÚBLICA. Menos juros para os banqueiros e mais recursos para os serviços públicos, pagar em dia os salários e manter as conquistas do funcionalismo público. Em defesa dos aposentados!

– EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS! Reestruturação da carreira do magistério; valorização dos funcionários de escola; criação da Universidade Estadual; Expansão de qualidade na UFs e IFS; Ampliação de Creches; Gestão Democrática nas escolas e políticas de permanência para os estudantes em todos os níveis!

– SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS! Política de saúde baseada na prevenção; Fim da fundação hospitalar de saúde; Isonomia entre trabalhadores celetistas e estatutários; Jornada de 30h; Fortalecimento do PSF; Defesa de um mínimo de 10% do PIB para a saúde pública.

– CONTRA A PERSEGUIÇÃO E CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS! Lutar não é crime! Contra a Lei Antiterrorismo! Desmilitarização da GM e PM!

– DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DO JUDICIÁRIO! Pelo voto aberto na Assembleia Legislativa e Concurso no Tribunal de Contas!

– COMBATE ÀS OPRESSÕES. Contra a redução da idade penal, pelo fim do extermínio da juventude negra, combate à violência contra a população LGBT’s e as mulheres, com abertura 24h das delegacias e apoio psicosocial! Implantação imediata de Ambulatórios para o atendimento de pessoas Trans! Contra a retirada da discussão de gênero e sexualidade nos planos nacionais, estaduais e municipais de educação; Por uma educação que combata a LGBTfobia no meio escolar e na sociedade!

– REFORMA AGRÁRIA E FIM DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS; Reforçar o modelo da agroecologia; Fortalecimento das comunidades extrativistas e de pescadores; Criação das RESEX! Preservação dos Rios e Mangues, combatendo a carcinicultura e especulação imobiliária; Água potável para todos os municípios e povoados; Demarcação e Titulação dos territórios quilombolas; Incentivo à política de soberania alimentar!

– NÃO A IMPLANTAÇÃO DE USINAS TERMOELÉTRICAS E NUCLEARES! Por um projeto de transição de matriz energética; substituição dos combustíveis fósseis e biocombustíveis por fontes energéticas limpas com controle social: eólica, geotérmica, marítima, e, principalmente, solar.

– CONSTRUIR JORNADAS DE LUTAS E UMA GREVE GERAL para derrotar o ajuste fiscal que arrocha salários e privatiza, a reforma da previdência e a lei antiterrorismo que criminaliza os movimentos sociais! Reunir um Encontro Nacional com todos os grupos anticapitalistas do país e setores da classe trabalhadora em luta!

Assinam esta nota: Não Pago, Alicerce, RUA, Anel, UJC, CSP Conlutas, Sindipetro, Sintufs, PSOL, PCB e PSTU.

Fonte: Movimento Não Pago

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também