Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

A BASE (DES)ALIADA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

A sucessão municipal começa a esquentar. Literalmente. Isso é muito natural, porque os candidatos, na condição de pré, precisam dar seus primeiros passos à caça de partidos com os quais façam composições. O bloco liderado pelo governador Jackson Barreto é o que mais faz barulho. Natural, em se tratando do processo de escolha que tenha apoio dos partidos que formam o Arco de Alianças e participam da administração.

São três nomes – Zezinho Sobral, Valadares Filho e Edvaldo Nogueira. Todos querem a indicação, mas caberá a um só.

As apostas, no caso da escolha, são feitas para o précandidato petista Zezinho Sobral, que é o indicado pelo PMDB, partido de JB. Mas o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) tem certeza que não. Considera-se a bola da vez com o argumento de que sempre esteve unido a Jackson e jamais deixou de cumprir decisões da aliança. Vale-se ainda de uma recordação: o que aconteceu com o empresário Bosco França.

Já o deputado federal Valadares Filho (PSB), de quinta-feira para cá, tem sido um nome à beira do desembarque, mas sem buscar o rompimento. As últimas declarações da cúpula do seu partido e de militantes, não deixam dúvida que o caminho do parlamentar é fazer uma aliança com outros partidos da base ou que ficaram distantes dela, como é o caso do PSC.

Hoje em Brasília Jackson e Valadares Filho se encontram. Tudo pode acontecer. Se o deputado mantiver a précandidatura sob escolha de JB, é porque o encontro definiu o tal apoio da base. O contrário retrata o afastamento que, a essa altura, é o mais provável.

Mas ainda tem o senador Eduardo Amorim (PSC) que decanta como decidida a sua précandidatura. Dentro do seu partido, do qual é líder, flutua a possibilidade de aliança com Valadares Filho, com certa imposição. Que ele se afaste definitivamente de JB e aceite montar uma estrutura para 2018.

ADINELSON

Adinelson Alves, secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado (CGE), terá sobrevida de 15 dias no cargo. Será afastado por ato do governador Jackson Barreto.

Para aguçar a curiosidade, assume um ex-deputado estadual.

PROBLEMA

A saída de Adinelson atinge diretamente um dos ilustrados conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que é bem aliado a ele.

Não lhe corta as pernas, mas o deixa manco.

EQUÍVOCO

Deputado Georgeo Passos recebeu um whatsaap, já há alguns dias, que dizia o seguinte: “você prejudica o Tribunal de Justiça falando de tais problemas”. E os expôe.

– Preserve-me que eu não posso aparecer, pediu.

MOTIVO

A autoridade que passou o whatsapp para Georgeo Passos falava exatamente sobre o auxílio moradia no Tribunal de Justiça e foi duro nos problemas citados.

Pasmem: o whatsaap, que seria passado no privado, foi postado em grupo.

GUARDA ISSO

Segundo fonte confiável, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Luiz Mendonça, teria tomado conhecimento e tem em a mensagem que se tornou pública.

Não se sabe como ficou o relacionamento.

SAIBAM QUE

O précandidato a prefeito de Aracaju pelo PSB, Valadares Filho, soube bem antes da entrevista que seu pai, senador Valadares (PSB), daria a André Barros na sexta-feira.

Nada do que foi dito causou surpresa ao deputado.

CHATEADOS

PDT estaria chateado com o governador Jackson Barreto (PMDB), porque ele acena forte para apoiar o deputado padre Inaldo (PCdoB) a prefeito de Socorro.

Esse apoio tem muito a ver com Aracaju.

BOM ALMOÇO

O précandidato do PCdoB a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, almoçava ontem com a ex-deputada Conceição Vieira (PT) em um restaurante da Atalaia.

Conceição influencia no partido e é ligada a Jackson Barreto.

PROVAR

Um bem ouvido radialista tem divulgado a posse de gravação em que um secretário estaria pedindo propina a um empresário para que ganhasse uma licitação.

Agora fica assim: ou o radialista divulga a gravação ou terá que fazê-lo na justiça.

COHIDRO

O governador Jackson Barreto teve uma conversa ontem com ex-deputado Mardoqueu Bodano (PRB) e o afastou da Cohidro.

Antes ele tinha conversado com Heleno Silva e Pastor Jony (PRB).

QUEM VAI

Heleno Silva disse que não sabia quem substituiria Mardoqueu, mas avisa que o PRB lamentou a demissão, porque considera o pastor um bom quadro.

Haverá uma reestruturação na Cohidro.

VALADARES

Valadares Filho (PSB), Fabio Mitidieri (PSD), Heleno Silva e Jony Marcos (PRB) almoçaram ontem: na mesa, conversas sobre aliança para apoiar Valadares Filho.

O deputado socialista vai segurar sua candidatura a prefeito de Aracaju.

PODE SER

Governador Jackson Barreto está em Brasília e deve conversar com o deputado federal Valadares Filho (PSB) ainda não está decidido o horário do encontro.

Em pauta as eleições municipais de Aracaju.

ORIENTAÇÃO

Valadares Filho diz que não tomará nenhuma atitude sem antes conversar com Jackson e ouvir a sua decisão, inclusive em relação a nome do candidato que ele apóia.

Admite que não pode esperar muito tempo.

ALIANÇA

O PSC, através de seus filiados, acham que depois de uma definição de Valadares Filho em relação a ficar ou não com o Governo, é que as conversas vão fluir.

A partir daí as conversas só terminarão quando tudo for definido.

EDUARDO

O senador Eduardo Amorim (PSC) não tem uma précandidatura a prefeito de Aracaju irreversível, mas no momento não trata sobre qualquer tipo de recuo.

Seus aliados estão animados e um dele acha que Valadares Filho seca nas pesquisas.

EMMANUEL

O presidente municipal do PT de Aracaju, Emmanuel Nascimento, diz que o seu partido está conversando amplamente com todos os seus aliados no Estado.

Ainda não decidiu sobre com quem vai se aliar.

HISTÓRIA

Emmanuel lembrou que o PT em Aracaju tem entendimento histórico com o PCdoB, mas que ainda não houve qualquer definição, o que deve acontecer ainda este mês.

– Uma coisa é certa: estamos conversando a valer com todos, disse.

AGUINALDO

O escritor e novelista Aguinaldo Silva, postou em seu Twitter: Lagarto, cidade de Sergipe, existe, e pode quebrar o barato de 100 milhões de brasileiros.

Se isso é democracia, viva a Coréia do Norte!

Notas

Trajetória – Segundo a agência Reuters, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, nome mais cotado para comandar o Ministério da Fazenda num provável governo Temer, disse ontem que é preciso reverter a trajetória da dívida pública e ter claro o que é preciso fazer para o país sair do atual ciclo econômico negativo.

0x0

Aécio – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedidos para investigar o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o deputado Marco Maia (PT-RS) e o ministro Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União. Janot determina que Aécio seja ouvido sobre o caso em 90 dias.

0x0

Pedaladas – Primeiro a falar na sessão de ontem na comissão especial do impeachment, o professor de direito José Maurício Conti, da Universidade de São Paulo (USP), defendeu a tese de que o governo editou créditos suplementares de maneira ilegal, o que caracteriza as chamadas “pedaladas fiscais”.

0x0

Diálogo – A senadora Lúcia Vânia (PSB) acredita que o afastamento da presidente Dilma Rousseff do cargo abrirá caminho para a reabertura do diálogo entre o governo e o Congresso Nacional. Esse diálogo, segundo ela, é indispensável à aprovação de medidas que permitam ao país retomar o desenvolvimento e gerar empregos.

0x0

Costura – Ontem, O Jornal Nacional teve acesso a uma espécie de programa mínimo, de 15 itens, que reúne aquilo que o PSDB considera fundamental para participar de um eventual governo Temer – se o Senado aprovar o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Essa participação do partido teve que ser costurada.

0x0

Com Moro – O ministro Teori Zavascki, do STF, enviará para o juiz Sergio Moro os trechos da delação do senador Delcídio do Amaral em que o parlamentar menciona pagamento de propina entre os anos de 1999 e 2001 por um projeto da Petrobras no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB)

Conversando

Medalha – Sargento Edgar diz que os senadores do PT, merecem medalha de Dilma, mesmo passando uma vergonha atrás da outra, defendem ela com unhas e dentes.

Salários – José Carlos Machado lamenta atrasos de salários, diz que prioridade na Prefeitura de Aracaju é o servidor, mas salienta que “caixa não se fabrica”.

Energisa – Analista de comunicação da Energisa informa sobre necessidade de recadastramento das famílias de baixa renda.

Analista – A Energisa é um luxo só. Lá não tem assessoria de comunicação mas um “analista de Comunicação” que, sinceramente, não sei o que faz.

Nome – André Moura (PSC) disse à Rede Ilha, que não se intimidará com represálias. Lembra que é hoje um dos três nomes capazes de assumir a Presidência da Câmara.

Reajuste – Prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico dos Correios, explica projeto que reajustaria seu salário para pouco mais de 30 mil.

Eleições – Eduardo Amorim defende proposta de nova eleição no país, desde que Dilma Rousseff já esteja afastada da presidência.

Regras – Laércio Federal explica seu projeto de lei que estabeleceria novas regras para registro da jornada do trabalho.

Aliança – José Carlos Machado ratifica que pretende manter aliança com agrupamento de Eduardo Amorim e avisa a Zé Franco (PSDB) que tenha cuidado com amigos.

 

 

 

Leia também